Pela 2ª vez, USP é eleita a melhor da América Latina; UFRJ é 8ª

A QS Quacquarelli Symonds divulgou na quarta-feira (13) o ranking das melhores universidades da América Latina e a Universidade de São Paulo (USP) foi eleita a melhor instituição pelo segundo ano consecutivo. Em sua página, a QS destaca que, “apesar de ser uma universidade ainda jovem, a USP rapidamente atingiu papel de liderança com centros de pesquisa em diferentes campos. Ao mesmo tempo, seus cursos de graduação e pós-graduação investiram em qualidade e passaram a atraiar os melhores alunos”.
Além de liderar o ranking, que foi criado em 2011, o Brasil também conta com mais duas universidades entre as 10 melhores: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocupa o terceiro lugar e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a oitava colocada. Para conferir o ranking completo, acesse o site da QS.

Em outro ranking divulgado pela QS, o “The QS Top 50 Under 50″, a Unicamp também apareceu. Foi eleita a 22ª melhor universidade do mundo com menos de 50 anos. Aliás, foi a única brasileira a aparecer no ranking. Na época, o reitor da instituição, Fernando Costa, afirmou que era gratificante receber tal reconhecimento e que isso trazia ainda mais responsabilidade.

- Acredito que precisamos investir mais na internacionalização da universidade. Outra ideia é se inspirar mais no ensino superior oferecido pelas faculdades internacionais, tentando analisar o que deu certo por lá – destacou como meios de fazer com que a Unicamp se aprimorasse cada vez mais.

Extra