Supermercados Cotrijal realizam campanha para diminuir o uso de sacolas plásticas

NÃO ME TOQUE – Entre outubro de 2011 e abril de 2012, os supermercados da Cotrijal registraram queda de 6% na utilização de sacolas plásticas pelos consumidores. O resultado foi possível devido à segunda edição da campanha “Troque sua sacola por desconto”, que motivou a utilização de sacolas ecológicas pelos clientes.

Segundo o gerente da rede de supermercados da Cotrijal, Arthur Ribeiro Sobrinho, o resultado da campanha foi positivo e por isso ela será estendida até o final do ano. “Nosso principal objetivo, que é contribuir para a preservação do meio ambiente, foi atingido, mas é um trabalho de formiguinha, pois existe uma rejeição do povo gaúcho em relação à retirada de circulação das sacolas plásticas dos supermercados”, argumenta Ribeiro, citando a pesquisa desenvolvida pela AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados), que revela que o conforto e a comodidade que as sacolas proporcionam ao cliente impedem a utilização de uma sacola alternativa.

Com a ação, os clientes dos Supermercados Cotrijal deixaram de levar para suas casas um total de 93.600 sacolas, o que, segundo Ribeiro, é um número ainda pequeno. “Detectamos que o uso de sacolas ecológicas é feito por alguns clientes persistentes, preocupados com o meio ambiente e é neste quesito que devemos buscar a nossa motivação para continuarmos nesta campanha, seguindo o exemplo destas pessoas que buscam um planeta melhor”.

Entenda a campanha – Os clientes que utilizam suas sacolas ecológicas recebem uma cartela onde é marcado o valor do desconto, concedido através de pontos – uma sacola = um ponto, duas sacolas = dois pontos, três sacolas = três pontos… Quando acumular 10 pontos, o cliente recebeu R$ 1,00 em bônus para desconto nas suas compras. O valor máximo para trocar o bônus é 50 pontos, ou seja, R$ 5,00. Se preferir, o cliente também poderá trocar o bônus de 50 pontos por uma sacola ecológica.

(Assessoria de Imprensa da Cotrijal)