NÃO-ME-TOQUE – Nei César Mânica: ano de grandes resultados

Postado em 03 janeiro 2014 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Diferente do ano anterior, 2013 encerra com grandes resultados para os associados e a Cotrijal.

O clima colaborou tanto com a safra de verão quanto a de inverno e a produção foi das melhores dos últimos anos, especialmente no trigo e na cevada. Os produtores também adotaram a tecnologia indicada pelo Departamento Técnico e viram que a adequada condução das lavouras é essencial para o aumento da produtividade.

Em entrevista concedida ao Jornal da Cotrijal, o presidente da cooperativa, Nei César Mânica, ressalta que os bons resultados de 2013 trazem tranquilidade para a cooperativa e o produtor e mostram a importância dessa parceria entre a organização e seu associado, que precisam estar cada vez mais juntos para conseguir fazer frente aos desafios.

JC: O que os bons resultados em termos de produção representam para o produtor e para a cooperativa?
MÂNICA: Esses resultados trazem segurança para cooperativa, além de tranquilidade. Podemos investir cada vez mais em nossos colaboradores e no quadro social. Quando a cooperativa se fortalece, ela tem condições de realizar um trabalho melhor e prestar um bom serviço. E o produtor pode se capitalizar, renovar o maquinário, investir em qualidade de vida, enfim, o benefício é para todos.

JC: Quais foram as principais conquistas da cooperativa em 2013?
MÂNICA: Tivemos ações muito importantes dentro do planejamento estratégico. E se olharmos em termos de reconhecimento, podemos enumerar algumas premiações: Prêmio Desenvolver, promovido pela Associação dos Municípios do Alto Jacuí; 16º Prêmio Andef de Jornalismo, com a jornalista da Cotrijal, Leila Mertins, sendo premiada com a reportagem sobre Sucessão Rural; reconhecimento pela Revista Exame, com a Cotrijal aparecendo na 13ª colocação no ranking das 100 melhores do Sul e entre as 400 maiores do Brasil; Troféu Gabriel Bastos, promoção da ACISA de Passo Fundo; Destaque Mercadológico, concedido pela ADVB à Expodireto Cotrijal; Prêmio Lide; a Federasul premiou a Expodireto Cotrijal, pela tecnologia e informação que impulsiona o agronegócio do Brasil; Certificado de Responsabilidade Social, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; destaque da Revista Globo Rural, onde a cooperativa aparece entre as 500 maiores empresas, ficando na 34ª posição da Região Sul; Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, em que a Cotrijal foi destaque pelo modelo de gestão praticado; e Prêmio Top de Marketing, concedido pela ADVB, pelo case Expodireto Cotrijal – “Semeando oportunidades e colhendo resultados”. São premiações que mostram a força da cooperativa. E não podemos esquecer da própria Expodireto Cotrijal, que superou todas as expectativas, batendo recordes, com 74 países e com um público superior a 220 mil pessoas. Além dessas conquistas, temos que destacar o crescimento da produção, que é fruto de um trabalho muito técnico e de um quadro de colaboradores muito bem organizado. E não podemos esquecer da reestruturação da gestão, dos conselhos e da liderança da cooperativa.

JC: E os principais investimentos, nas diversas áreas? Como está a questão da construção da Unidade de Beneficiamento de Sementes?
MÂNICA: Nós estamos aguardando, e eu acredito que isso deva acontecer em breve, a licença de instalação da Unidade de Beneficiamento de Sementes. Já temos a licença prévia, que é a mais difícil, e agora, por uma questão de prazos, a Fepam está tratando com muito carinho este encaminhamento. Estamos com o projeto atrasado no nosso cronograma, mas temos certeza de que se tivermos a liberação da instalação, vamos ter muita força para reiniciar os trabalhos de construção dessa grande UBS. Queremos transformar essa área de mais de 100 hectares num parque industrial da Cotrijal, que vai agregar valor e trazer muito desenvolvimento para o nosso associado e para as nossas comunidades.

JC: Dentre as ações voltadas ao quadro social, além das já existentes, este ano a Cotrijal iniciou a Copa Cotrijal. A cooperativa realmente se preocupa com todos os aspectos da propriedade, presidente: o tecnológico, o econômico e também o social?
MÂNICA: A Copa Cotrijal era um projeto que já tínhamos em mente realizar há bastante tempo e neste ano conseguimos colocar em prática, e com sucesso. Em quatro finais de semana tivemos o envolvimento de todos os municípios da área de ação da cooperativa, com a participação do produtor, e de toda a sua família, culminando com uma grande final. Mas o importante é que todos foram vencedores. E o sucesso deste ano já motivou a mobilização para 2014.

JC: E mais recentemente, visando também o aspecto econômico e tecnológico, a Cotrijal lançou o Programa Monitora. Qual a importância desse programa e o que representa essa iniciativa para a cooperativa e o produtor?
MÂNICA: O Programa Monitora é um projeto-piloto no Brasil, feito por uma cooperativa que se mostrou preocupada com o que aconteceu em outros estados, principalmente na Bahia, onde essa lagarta, a Helicoverpa armigera, estava fazendo com que muitos produtores realizassem de cinco a seis aplicações de inseticida sem muita orientação científica. A Cotrijal procurou, junto com parceiros, uma forma de levar informações precisas para nossos agricultores. Também foi firmada uma parceria com a RBS TV, o que resulta em programas semanais, com um acompanhamento dos ciclos da cultura e a divulgação do que está acontecendo nos campos, com orientações ao produtor. Contamos com mais de 60 armadilhas espalhadas em nossas unidades e com um acompanhamento criterioso. Também promovemos palestras em toda a área de ação da Cotrijal. Com isso vamos mostrar mais uma vez o nosso diferencial e a nossa preocupação com a agricultura e com os nossos produtores.

JC: O senhor comentou antes sobre a Expodireto Cotrijal 2013. E qual é a expectativa para a 15ª edição, que acontece de 10 a 14 de março de 2014? O que já dá para adiantar em termos de novidades para os nossos associados?
MÂNICA: Temos como grande desafio todo ano é repetir o sucesso da Expodireto anterior e buscar melhorias. Para 2014, já não temos mais nenhum espaço, todos os contratos estão assinados e mais de 150 empresas na área de máquinas, pavilhões e produção animal e vegetal esperam uma oportunidade. Estamos fazendo melhorias em todo o parque e o grande desafio para a próxima edição é ampliarmos a participação estrangeira e também de governos. Nossa expectativa é trazer a presidente da República do Brasil e também presidentes de outros países. Seis embaixadores de outros países já confirmaram presença e há a possibilidade de presidentes de dois países estarem na feira. Também estamos trabalhando em cima da programação de palestras e eventos, sempre importantes palcos de debates do que interessa e preocupa o produtor. A feira, além de palco de tecnologias, é palco de reivindicações e vamos cobrar dos governos ações que foram prometidas e ainda não colocadas em prática.

JC: Nas reuniões do Projeto Participação em Família realizadas neste ano, os associados apontaram as principais fortalezas da cooperativa. Dentre elas, a assistência técnica, a Expodireto Cotrijal, o sistema de logística (com unidades de recebimento bem distribuídas), a oportunidade de opinar sobre a gestão da cooperativa através de reuniões e a segurança na comercialização. Essas têm sido áreas e questões prioritárias para a cooperativa?
MÂNICA: Com certeza. Trabalhamos um conjunto de ações, que visam auxiliar o produtor a ter melhor resultado. Através da assistência técnica e da Expodireto Cotrijal, o produtor tem as informações que precisa para elevar a produtividade das suas lavouras. A comercialização, a cooperativa faz com transparência e segurança. E as melhorias são constantes na profissionalização do quadro social e funcional. Neste ano, por exemplo, promovemos uma reestruturação interna da gestão e também dos conselhos e da liderança. Geralmente, as empresas fazem esse tipo de reestruturação quando estão em dificuldade, mas a cooperativa promoveu num momento em que estava bem, para melhorar ainda mais, porque tem ciência de que precisa buscar eficiência e dar mais segurança ao seu associado. As reuniões com os associados são grande oportunidade de melhorias, porque o produtor fala das suas necessidades e mostra caminhos. E essa confiança que o produtor tem na sua cooperativa é muito importante.

JC: Quais as expectativas para 2014, presidente?
MÂNICA: Por natureza, somos muito otimistas. E afora as estiagens localizadas em dezembro, que prejudicaram o milho, a expectativa é de boa produção. Mas não podemos deixar de olhar alguns componentes que farão de 2014 um ano diferenciado. É ano de Copa do Mundo no Brasil e também de eleições. E isso vai refletir na economia do país. Depois das eleições, normalmente há revisão de programas de governo e isso pode trazer mudanças para todos os setores. Devemos ter cautela e nos manter atentos.

JC: Que mensagem o senhor deixa para a “Família Cotrijal” neste final de ano?
MÂNICA: Desejo expressar gratidão ao nosso produtor e à sua família pela confiança na cooperativa e também reconhecimento pelos resultados alcançados neste ano. Produzir alimentos é um dos trabalhos mais nobres que há e o nosso produtor sabe vencer as adversidades que surgem pelo caminho e vencer. Que possamos comemorar bastante com nossos familiares neste final de ano e nos encher de energia para o próximo. A todos, um feliz 2014. Vamos continuar juntos, porque todos juntos somos fortes.

(Assessoria de Comunicação – Cotrijal)

Postado em 03 janeiro 2014 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop