TAPERA – Comunicados da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 28 dezembro 2013 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 28/12(Sábado) – às 19 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 29/12(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 10 horas Missa de Bodas de Diamante(60 anos de vida matrimonial), do Casal Ernesto e Maria Gatto na Vila Raspa.
Dia 31/12(3ª feira) – às 20 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 01/01(4ª feira) – as 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 04/01(Sábado) – às 19 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 05/01(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.

AVISOS E CONVITES

1) Casamento: Com as bênçãos de Deus e da Igreja querem renovar o seu Sim neste domingo(dia 29), o casal de noivos Ernesto e Maria Gatto, onde estarão celebrando Bodas de Diamante(60 anos de vida matrimonial). Ao casal de noivos e aos familiares desejamos parabéns e que Deus os abençoe!

2) Dízimo Paroquial: Recordamos a todos o(a)s paroquiano(a)s que estamos no período de acertos do dízimo, de que até o final do ano a contribuição é a mesma, porém a partir de janeiro de 2014, terá aumento conforme o novo salário mínimo nacional.

3) Contabilidade das Comunidades: A mesma deverá ser entregue nos primeiros dias de janeiro de 2014, a fim, de apresentarmos na Arquidiocese, cumprindo a regra estabelecida.

4) Gesto Concreto de Natal: O natal de muitas crianças(em torno de 500), das Vilas Brasília e Teles de nossa cidade, foi um tanto diferente neste ano, uma vez de receberam alguns presentes e um pacote de doces doados por um grupo de leigo(a)s, amigo(a)s e voluntário(a)s da Paróquia São João Batista de Colorado. A este grupo e a quem colaborou, queremos agradecer e desejar muita saúde e forças e um feliz 2014, a todo(a)s! E dizer de que é através destes gestos que o Natal tem mais vida, e Deus se torna mais presente em nosso mundo. A todo(a)s o nosso muito obrigado!

COISAS DE FIM DE ANO

Estamos no final do ano. Mais um ano que vai e outro que vem. A vida também é assim, e nesse vai e vem da existência muitos se perdem porque não sabem parar.

Fim de um ano, início de outro. Momento de balanços empresariais, familiares, balanços de clubes, de socieda¬des, etc. E o balanço da vida? A gente corre, luta, se preocupa, ganha e perde dinheiro, ri e chora, vive alegrias e solidões, vibra com a saúde e se deprime com a doença, vive um ano e mais um, e mais um… e quando nota, gastou a vida. Uma vida voltada para as coisas, voltada para o fora de si mesmo. Com alegria se olha para o carro que se adquiriu, para a geladeira ou o sofá novo. Com tristeza se conversa sobre o dinheiro que perdeu, sobre o televisor que se estragou. E a vida? E a vida? Ela vai de arrasto atrás das coisas e se perde como ilusão. A vida não se conta e dessa não se fala. É assunto proibido.

O casal não tem tempo e mesmo nem passou pela cabeça sentar um pouco no final do ano e rever seu matrimônio, seus fracassos e seus progressos. Nem ima¬ginaram roubar um tempo para uma comunhão, para a igreja, para Deus. A família faz as festinhas de fim de ano e não tem coragem de sentar ao redor de uma mesa para ver e sentir a quantas anda. É assunto proibido examinar o relacionamento entre pais e filhos, a colaboração que existe, as falhas que impedem a harmonia familiar. E as pessoas, eu e você, paramos um momento para sentir que estamos vivendo? A vida nos empurra, nos leva à frente e não paramos para refletir sobre nossas tristezas e alegrias, sobre o quanto amamos e o quando deixamos de amar, sobre a indiferença ou a paixão pelo viver. A maioria esmagadora das pessoas passa a margem do mundo, sofrendo e lutando sem saber por que, sem buscar a razão do que se faz.

É final de ano. No meio do corre-corre é saudável pararmos para fazer nosso balanço. Enquanto nos deixa-mos envolver pelas coisas e esmagar pelo material não nos sentiremos vivos. Nós somos muito mais do que isso. Dentro de nós há um tesouro: a vida. Só a sentimos parando e refletindo.

Lembretes que podem ser úteis

Existe um provérbio que diz: “A repetição é a mãe da sabedoria.” Há, de fato, muitas verdades que nos são até bem conhecidas e que, apesar disso, convém que sejam recordadas de modo especial no início de cada ano, já que podem nos ajudar a melhorar nossa qualidade de vida. Assim, inicialmente vamos lembrar que o ser humano é um composto de corpo, mente e espírito, e nossa qualidade de vida ao longo do ano que está prestes a iniciar dependerá em muito da harmonização que soubermos fazer entre esses três componentes de nosso ser.

No que se refere à parte física propriamente dita, existem muitas dicas nos manuais especializados, mas há uma que está presente sempre. Ela pode ser chamada simplesmente de moderação e dela podemos fazer uso com proveito na alimentação, nos exercícios físicos, nas diversões e até nas dietas a que muitos se submetem.

Sobre a mente humana, parece importantíssimo lembrar que nosso cérebro atua de acordo com a programação que lhe fornecemos. O que importa, pois, é a nossa programação mental. De uma programação mental correta depende a qualidade de vida que teremos ao longo dos anos. Outra dica: O importante não é o que vai acontecer no próximo ano ou ao longo de nossa vida. O que conta é a nossa reação diante daquilo que nos acontecer. E isto sempre depende de nós. O ser humano nem sempre pode escolher os acontecimentos, mas sempre pode escolher a atitude a tomar diante deles. Por fim, no que se refere ao espírito, é essencial termos sempre presente que somos filho(a)s amado(a)s de Deus. Ele é nosso companheiro de caminhada e nada do que nos acontecer em 2014 ou em outra fase da nossa vida nos poderá privar deste amor que garante um sentido último e grandioso, ao nosso existir como seres humanos. A todo(a)s feliz 2014, com as bençãos de Deus e de Nsra do Rosário da Pompéia!

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 28 dezembro 2013 09:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop