TAPERA – “As Três Palavras Divinas” marcam o último Café com Leitura de 2013

Postado em 19 dezembro 2013 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O último Café com Leitura de 2013 foi realizado hoje à tarde, 18/12, na Biblioteca Pública Municipal. O conto escolhido para debate foi “As Três Palavras Divinas”, de Leon Tolstói. Além da leitura, os participantes assistiram a história contada através do programa de televisão Cena Aberta, exibido pela Rede Globo em 2003 e apresentado por Regina Casé.

No conto, Tolstói aborda a história de Simão e Matriona, um casal muito pobre que enfrenta o frio e fome no inverno russo. Com dois filhos pequenos, Simão sai de casa em busca de dinheiro, que deveria receber de outros camponeses da cidade, a fim de comprar alimentos e cobertas. No caminho de volta, ele encontra um homem nu deitado em frente à igreja e lhe oferece o cobertor e abrigo, sem saber que o homem, na verdade, era o anjo Miguel, expulso do paraíso por desobedecer uma ordem de Deus. Para retornar ao céu, Miguel deveria conhecer e sentir na pele as três palavras divinas: o que existe nos homens (compaixão); o que não sabem os homens (fututo); o que faz viver os homens (amor).

A mensagem do conto foi passada desde o primeiro momento, quando anjos recepcionaram os participantes, questionando sobre quais seriam as palavras divinas. A resposta era oferecida numa bandeja com letras embaralhadas. Da mesma forma, o Coral de Canto Alemão (Die Deutsche Gesanggruppe) se apresentou ao grupo no início da tarde. O encontro teve como propósito uma reflexão de final de ano.

O próximo Café com Leitura será em março.

(Michelle Corazza – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Tapera)

Postado em 19 dezembro 2013 09:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop