IBIRUBÁ – Energia que transforma o agronegócio: produção de hortigranjeiros

Postado em 13 dezembro 2013 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em apenas dois hectares brota o sustento de Ana Tolotti de Souza e Wilson Florêncio de Souza, cooperantes de Linha Assis Brasil, Interior de Panambi. A partir do trabalho de sol a sol do casal nas hortas e estufas, os Hortigranjeiros Souza garantem uma boa renda familiar.

A trajetória da família na agricultura iniciou com a produção leiteira. Como a área limitada de terras impedia o avanço no tambo de leite, o casal decidiu ingressar na produção de hortigranjeiros. A aceitação dos produtos foi tamanha que logo foi necessária dedicar toda a atenção para a horta. A produção é variada: morangos, beterraba, alface, rúcula, repolho, couve-flor, brócolis, temperos em geral, tomate, pepino, abobrinha, moranga… Ana e Wilson gostam muito de trabalhar na natureza e geralmente dão conta, sozinhos, de todo o trabalho. Eventualmente contratam um diarista para trabalhos eventuais.

O grande marco no avanço da produtividade foi o investimento em irrigação. A escala de produção dos hortigranjeiros obtidas na pequena área da família permite comercializar a um grande varejista local e também nas feiras do produtor que ocorrem semanalmente na cidade. “Na verdade a gente sabia que poderia produzir muito mais irrigando toda a área. Então compramos uma bomba maior e fizemos um aumento de carga. Percebemos muita diferença na qualidade do produto”, explica Wilson. A capacidade do motor bomba aumentou o volume de irrigação de 10 mil para 40 mil litros/hora. “É preciso investir pra ter renda”, complementa Ana. E todo esse investimento foi possibilitado pela energia elétrica. “A equipe da Coprel trabalha de acordo com o que a gente necessita. É ótimo o atendimento e isso incentiva ainda mais a gente”, conclui a esposa do cooperante.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 13 dezembro 2013 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop