IBIRUBÁ – Energia que transforma o agronegócio: produção leiteira

Postado em 14 novembro 2013 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A bacia leiteira representa um importante setor do agronegócio regional. Oferecendo um menor risco sobre os investimentos e possibilitando uma renda mensal, a produção de leite tornou-se a principal atividade em muitas propriedades.

Com a energia elétrica, a atividade ganhou em qualidade e escala de produção. Hoje, quem produz leite para venda comercial conta com equipamentos como ordenhadeira e resfriador, que proporcionam maior conforto aos trabalhadores, melhoram as condições de higiene do processo e garantem a conservação do produto. Ainda assim, novos recursos tecnológicos surgem como novas alternativas para aumentar a produção: um destes recursos que está sendo adotado pelos produtores é a irrigação.

Os cooperantes Volmar Kuhn e Itacir Borguetti, da localidade de Esquina da Sorte, em Tapera, trabalham com a produção leiteira há 15 anos. Há poucos meses, investiram em estrutura de irrigação com capacidade para irrigar 100 hectares – destes, aproximadamente 50% são destinados à produção de alimento para as vacas: pastagem e milho para silagem. “Hoje, nós temos um diferencial: uma pastagem excelente. Nós nunca tínhamos uma pastagem com esta qualidade em tão pouco tempo de plantio”, destaca Volmar. Itacir comenta que a decisão de investir nos pivôs para irrigação ocorreu em função da grande dependência da pastagem por chuvas. “Em todos os anos, sempre tem um período, mesmo que sejam poucas semanas, com baixo volume de chuva. A pastagem já sente os efeitos e nós sentimos a queda na produção de leite. Agora temos a garantia de alimento o ano todo e em poucos meses já se percebe a alta na produção leiteira”, explica Itacir.

Como a instalação de um pivô para irrigação exige maior disponibilidade de energia, os cooperantes comentam que o atendimento da Coprel atendeu as expectativas. “A gente teve a atenção da Coprel desde o momento da solicitação até a conclusão da obra. Nós cooperantes temos a certeza de poder confiar no trabalho que a Coprel faz e com o incentivo que a cooperativa nos dá”, declara Volmar Kuhn.

(Assessoria de Comunicação – Coprel)

Postado em 14 novembro 2013 07:30 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop