TAPERA – Mais de 100 mulheres taperenses devem passar pelo Mamamóvel

Postado em 13 novembro 2013 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

PIM promove pesquisa sobre aleitamento materno, incentivando a amamentação

Inserido na programação de Novembro com Saúde, o Mamamóvel, unidade móvel do Instituto da Mama (IMAMA) do Rio Grande do Sul estará na cidade até quinta-feira, 14/11. O ônibus rosa estacionado na Praça Central transporta o equipamento mamógrafo. Além de realizar a mamografia, a equipe do IMAMA orienta sobre a importância do diagnóstico precoce.

Em Tapera, cerca de 40 exames diários estão sendo realizados em mulheres com idade acima de 49 anos desde ontem, 11/11. Cada grupo de 20 mulheres, antes do exame, recebe informações através da coordenadora do Mamamóvel, Jeniffer Peretti, que ministra curtas palestras e apresenta dados importantes: “o câncer de Mama tem 95% de chances de cura, desde que diagnosticado cedo. Isso exige que as mulheres façam o autoexame”.

Em sua explanação, a coordenadora cita os fatores de risco, entre eles ter idade acima de 40 anos, histórico familiar, e uso de fumo e álcool. Também comenta que toda alteração deve ser investigada, como forma ou tamanho, aquecimento, coceira, retração, cor ou ardência, entre outros.

Ainda na Praça Central, a equipe da Primeira Infância Melhor (PIM) está promovendo a XI Semana do Bebê. Além de distribuir materiais informativos sobre o desenvolvimento infantil, o grupo está promovendo uma pesquisa referente ao aleitamento materno. A Secretaria de Saúde conta com a colaboração da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Tapera na promoção de campanhas junto ao comércio, a fim de marcar a Semana do Bebê.

Postado em 13 novembro 2013 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop