SELBACH – Secretaria de Saúde se engaja na campanha Novembro Azul

Postado em 13 novembro 2013 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No Brasil, câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele

Com o objetivo de levar ao conhecimento de homens e mulheres os dados sobre as formas de prevenção do câncer de próstata, aumentando as chances de cura, a Secretaria de Saúde de Selbach promove a campanha Novembro Azul.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. O instituto considera câncer de próstata uma doença da terceira idade, porque cerca de três quartos dos casos no mundo surgem a partir dos 65 anos.

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, com um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Estudos apontam que pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas, e negras têm mais risco de desenvolver a doença.

Segundo o Inca, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e algumas vezes apenas observação médica.

O Movimento Novembro Azul 2013 faz parte da Campanha “Um Toque, Um Drible”, que busca promover uma mudança de paradigmas e a quebra de preconceitos em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.

Em Selbach, entre as atividades alusivas a data, está prevista uma palestra com o Dr. Rosalino Guareschi que acontecerá no dia 25 de novembro a partir das 20 horas no Salão Paroquial. Durante o encontro ocorrerá o agendamento de exames para os participantes, que serão feitos gratuitamente através da Secretaria Municipal da Saúde. A palestra terá entrada gratuita e será aberta à comunidade.

Postado em 13 novembro 2013 07:34 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop