TAPERA – Cotrisoja divulga programa de recebimento da safra de inverno

Postado em 29 outubro 2013 10:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As lavouras de inverno na região de abrangência da Cotrisoja estão em fase de maturação. Conforme o coordenador de armazenagem, engenheiro agrônomo Evandro Hefler, algumas cargas de aveia e cevada já chegaram à cooperativa. No entanto, a colheita do trigo deve iniciar lentamente nesta semana que, inclusive, deverá ser de tempo seco favorecendo os trabalhos no campo.

– A colheita dessas lavouras que foram plantadas no início de maio, com variedades mais precoces e que já estão prontas deverá começar a partir de quarta-feira, quando a umidade já terá diminuido.

Hefler acredita que ainda é cedo para confirmar o alto índice de produtividade que se esperava durante o desenvolvimento das culturas. Segundo ele, a ocorrência de geadas em setembro e até as últimas chuvas pode ter comprometido o desempenho das plantações.

– O que percebe-se até agora é um parâmetro de qualidade dos grãos que estão chegando à Cotrisoja muito superior ao do ano passado. A aveia, por exemplo, com pH acima de 48. Além disso, relatos de produtores satisfeitos com o rendimento.

Outro fator positivo é o preço dos produtos. O desabastecimento de trigo no país contribui para a valorização da commodity que está sendo comercializada a R$ 40 até R$ 45 dependendo do pH.

– Analistas de mercado acreditam que o preço bom deve manter-se durante a safra. O Brasil não produz o suficiente para consumo interno e continuará importando. Além disso, países referência como a Argentina enfrentam problemas que devem reduzir a produção – comenta.

A Cotrisoja está estruturada para a safra de inverno através de um programa de recebimento para cada unidade. Conforme Evandro, as unidades de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Selbach (cidade), Floresta e Arroio Grande estão prontas para receber trigo a partir de hoje.

Já o posto de recebimento de Bela Vista está sob a coordenação do gerente da unidade de Floresta, Verício Seger, e deverá abrir somente na semana que vem.

– Se, por ventura, algum produtor que entrega em Bela Vista colher esta semana deve entrar em contato com a unidade de Floresta que providenciaremos pessoal para atender a demanda. Está tudo pronto para a safra, o posto só não abrirá esta semana porque, de acordo com nossos técnicos, naquela região a colheita não deverá iniciar nos próximos dias – explica.

Em Teutônia, o posto de recebimento da Cotrisoja começa a receber a produção de trigo a partir desta quarta-feira, 30.

A cooperativa dispõe também de pontos estratégicos de recebimento de cevada. A entrega da cevada cervejeira pode ser feita nas unidades de Tapera e Selbach (trevo). Já a cevada forrageira está sendo recebida na sede, em Tapera e em Selbach (cidade).

A aveia, tanto branca quanto mista, só pode ser entregue em Tapera.

Todos os pontos de recebimento ficarão abertos das 7h30min às 20h. E, a partir de amanhã, não fecharão ao meio-dia.

(Assessoria de Comunicação – Cotrisoja)

Postado em 29 outubro 2013 10:54 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop