TAPERA – Aberta oficialmente colheita do trigo no RS

Postado em 29 outubro 2013 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em clima de otimismo foi aberta oficialmente, na sexta-feira (25), em Cruz Alta, a colheita da safra de trigo. O evento reuniu produtores e lideranças políticas na sede da Fundação Centro de Experimentação e Pesquisa Fecotrigo (Fundacep). O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, e o do Governo do Estado, secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luis Fernando Mainardi, subiram em uma colheitadeira juntamente com lideranças regionais para simbolizar o início dos trabalhos nas lavouras gaúchas.

Embora a Emater/RS-Ascar mencione uma possível queda no rendimento das lavouras se a previsão de chuva continuar, a produção estimada em 2.695.693 toneladas faz os produtores vislumbrarem a segunda maior safra gaúcha de trigo – a maior foi há dois anos (2.744.936 toneladas). Analista de mercado, engenheiro agrônomo Fernando Muraro Jr. projetou durante o evento “excelente cenário, com uma das melhores rentabilidades dos últimos 30 anos, se a chuva deixar”. O preço médio da saca de 60 kg apurado pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul atualmente é de R$ 40,71. Em 47% das lavouras, o grão já está maduro e pronto para ser colhido. A área colhida até agora no Estado é de pouco mais de 10%, segundo a Emater/RS-Ascar.

Qualidade

A pesquisadora da Embrapa Trigo, Eliana Maria Guarienti, palestrou no começo da manhã enfocando dois aspectos relacionados à produção de trigo: qualidade tecnológica – envolve normatização do governo, e qualidade sanitária. A respeito desse último ponto, a pesquisadora da Embrapa lembrou que o trigo é um alimento amplamente consumido, principalmente por crianças.

Nesse sentido, apresentou um estudo feito em agosto deste ano no Rio Grande do Sul pelo Mapa. De 15 amostras de trigo avaliadas, quatro não estavam em conformidade, indicando presença de resíduos de agrotóxicos. Ingeridos em grandes quantidades, esses resíduos estariam relacionados ao câncer e a doenças que atacam o fígado. “Os consumidores querem produção ética”, insistiu Eliana. Usar essa tendência de consumo para alavancar as vendas no Brasil não é modismo, segundo a pesquisadora da Embrapa. “Devemos sempre buscar um padrão de qualidade para o trigo gaúcho, ser saudável sem deixar de ser competitivo”, concluiu Eliana.

(Rádio Progresso de Ijuí)

Postado em 29 outubro 2013 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop