Taperense tem trabalho publicado em jornal europeu

Postado em 29 outubro 2013 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Após publicação, no ano passado, de dois artigos científicos em revistas de circulação internacional, em julho deste ano, o taperense Leandro Junges teve sua pesquisa sobre Lasers destacada na capa do respeitado periódico europeu The European Physical Journal D.

Leandro Junges, 27 anos, filho de João Augusto e Stella Maris Junges, morou e estudou no município até 2004, quando mudou-se para Porto Alegre para cursar bacharelado em Física, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Após obter os títulos de Bacharel em Física (2007) e Mestre em Física Teórica (2009), iniciou seu Doutoramento na mesma instituição, em 2010, onde permanece realizando estudos teórico-computacionais na área de sistemas dinâmicos complexos.

Sobre a importância deste feito, o estudante/pesquisador taperense destaca: “Fazer contribuições na fronteira da ciência é importante, claro. Mas, não sou o único. Há muitas pessoas de Tapera e região que publicam artigos tão bons quanto os meus (ou melhores) todos os anos e também merecem reconhecimento. Infelizmente, fazer ciência no Brasil significa ser estudante até os 30 anos e ser mal remunerado para fazer algo que ninguém sabe direito para que serve. Quem encara essa bronca merece todo respeito”.

Com família de origem agrícola, Leandro ainda ressalta: “Mas, ainda mais louvável, na minha opinião, é o esforço que os pais destes aspirantes a cientistas fazem para lhes dar suporte. Na maioria das vezes, trabalhadores humildes e com baixíssimo grau de escolaridade, veem o filho seguir numa carreira difícil, incompreendida e, principalmente, sem nenhum status na sociedade (afinal, ter 30 anos e ‘só estudar’ é falta de laço, não é mesmo?), e mesmo assim tem a grandeza de abraçar a causa e dar suporte completo e incondicional para essa piazada seguir em frente. O desenvolvimento científico, no Brasil e no mundo, deve MUITO a essa colonada que, na base da enxada, sustenta os filhos ’só estudando’ na cidade grande. Essas pessoas merecem muito mais do que o nosso respeito. Merecem nossa admiração”.

Postado em 29 outubro 2013 09:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop