ESPUMOSO – Resumo da sessão ordinária da Câmara de Vereadores – 18.10.2013

Postado em 18 outubro 2013 15:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

ATA Nº. 2749
DATA: 18/10/2013.
HORÁRIO: 13H30MIN.
LOCAL: PLENÁRIO “AGOSTINHO SOMAVILLA”
VEREADORES PARTICIPANTES: Bancada do PP; Darci Mendes de Oliveira, Odil Diogo Missio, Leoberto Comin, Jadir José de Oliveira, Andréia Ortiz Moraes; Bancada do PDT- Altieris dos Santos, Vagner Cassiano dos Santos, Jorge Ranzi, Luiz Marchese.
Constatando haver quorum e invocando a proteção de Deus, o Presidente, Vereador LEOBERTO COMIN declarou aberta a presente Reunião Ordinária.
Em seguida convidou o Presidente convidou o Vereador Luiz Marchese para assumir a 1ª Secretaria, e o Vereador Jadir para a 2ª secretaria e convidou o Vereador Luiz Marchese, para que fizesse a leitura de um texto Bíblico.
Colocado em votação a ata da ultima reunião ordinária, após retificação do Vereador Vagner, foi aprovada por todos os Vereadores.
Em seguida passou a fazer a leitura das correspondências recebidas de diversas repartições, constando dê:
-Da ASCAMAJA informando que o Governador do Estado estará no dia 18 de outubro às 16h30min horas, onde participará de uma reunião da AMAJA na Escola Leonel de Moura Brizola, em Victor Greaff;
– Do Ministério da saúde, informando a liberação de R$. 35.562,33;
-Ofício da Suplente de Vereador Circe, solicitando a restauração da verdade, a respeito da gravação das palavras do Presidente ao apresentar o Projeto de emenda à lei orgânica, em 2º turno, bem como solicitar explicações a respeito do texto divulgado no jornal, rádio e Je acontece.
EXPEDIENTE DO PODER LEGISLATIVO
1-Foi promulgado pela Presidência da Mesa Diretora a emenda a Lei orgânica do Município de Espumoso, de autoria da Vereadora Circe Mondadori Lisiak, assinada pela bancada do Partido progressista Acrescenta dispositivo à Lei Orgânica do Município Espumoso, instituindo a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do Programa de Metas pelo Poder Executivo.
2- A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE ESPUMOSO, em nome do Presidente Leoberto Comin vem através da presente homenagem, reconhecer o trabalho do mestre da educação, a sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta na doação sem limites, sem restrições, mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam que me tocavam e se transformavam em luz.
Eu recebia, mas não reconhecia, você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu, mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim, parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz em tudo que vivi, você foi o pontapé inicial das minhas ações, das minhas determinações, foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forças, que mostrou que cada dia é uma nova renovação.
Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento, por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor, por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor, obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender, levando-nos, por fim, a compreendê-las, por resolverem o que achávamos complicados, por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil, obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Mestre: Homem que ensina aquele que é versado em alguma ciência ou arte, homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição, nosso muito obrigado àqueles que, ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós à vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.
Nossa gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência, tornando-se nossos amigos e transmitindo suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação.
A Câmara de Vereadores homenageia os professores pela passagem do seu dia, em 15 de outubro de 2013.
3- O Vereador DARCI MENDES DE OLIVEIRA vem na forma regimental, solicitar ao senhor Prefeito Municipal, para que determine ao secretário de obras, que providencie na colocação de uma placa de trânsito, proibindo o estacionamento de veículos na saída da Rua Uruguai, esquina com a Av. Osvaldo Julio Werlang, na esquerda da via, devido à dificuldade de visibilidade para quem sai do Bairro Martini.
Também solicita que seja enviado ofício para o proprietário da serraria instalada na Rua Teotônio Villela, para que esta venha a construir a passeio público, pois não há onde as pessoas caminhar naquele local, tendo que utilizar a rua.
4- O Vereador LEOBERTO COMIN, vem na forma regimental convocar o Secretário Municipal da Fazenda, Ricardo Strelow, para que compareça à Câmara Municipal de Vereadores, para esclarecimentos a esta casa e a comunidade, sobre os seguintes assuntos.
– Qual a situação que esta administração recebeu o caixa da prefeitura.
– Qual o relatório deixado pelos fiscais do DPM, sobre os apontamentos do executivo na prestação de contas da administração anterior.
– Qual a situação financeira que o município se encontrava em 30.09.2013.
EXPEDIENTE VERBAL
1-O Vereador Altieris solicita ao Poder Executivo, que a pedido dos moradores daquele bairro, faça o reparo, em vários trechos da Avenida que dá acesso ao Módulo Esportivo, pois a mesma está quase intransitável.
Faz um pedido de informações ao Poder Executivo para que o mesmo informe a está casa, quais as auto elétricas que estão fazendo o serviço para a administração e o valor gasto com cada uma até o presente momento. E solicita também que seja executado serviços em todas as auto elétricas do Município.
2- O Vereador Marchese solicita ao Poder Executivo, que através da secretaria de obras viabilize a construção de um passeio em cima dos canteiros em frente à Cotriel, até o inicio do trevo, uma vez que as pessoas que caminham estão usando o meio do canteiro e a grama está toda amassada, e com este passeio de uns 80 cm a 1 metro, não afetará o visual dos canteiros, e dará segurança as pessoas que caminham, aliás, ele manifesta aqui o grande perigo que correm as pessoas que caminham a tardinha na Avenida Osvaldo Julio Werlang, pelo grande fluxo de veículos, na mesma.
3- O Vereador Vagner disse que no último dia 14 estiveram reunidos com os universitários aqui na Câmara de Vereadores, e solicita que o Executivo inclua na LOA a aumento desejado pelos universitários, já que no PPA, por questões técnicas, não deu andamento, então que na LOA, seja incluído, para que não aja constrangimento, para ninguém.
4- O Vereador Leoberto comunica que foram escolhidos os novos conselheiros da educação e que foi escolhida a professora Eliane Salenave, como conselheira presidente.
Manifestou também a sua preocupação, com os ocorridos que antes só eram acontecidos no Município de Passo Fundo, e agora vimos esta semana no interior de Alto Alegre, na localidade de Santa Teresinha, e pelo que vem percebendo em breve poderá ocorrer no interior de nosso Município, portanto entrou em contato com a Brigada Militar, para ver o numero da patrulha rural, e lhe informaram que a mesma não está funcionando, e que se for necessário é para ligarem para a Brigada Militar, no numero 3383 2261, pois o 190 não funciona para celular, então qualquer coisa é para ligar para este número para que não ocorra abigeato, roubos e agressões, as comunidades de Linha Bossa e Contestado tem verificado seguidamente a noite movimento de pessoas estranham então não esqueçam o número para chamar a Brigada Militar.
Também agradeceu o desempenho e a organização dos funcionários do Poder Legislativo, o Olmar, a Margarete e a Maria Helena, no atendimento dos Vereadores, e salientou que as homenagens por ele solicitadas foram tão bem redigidas pelos mesmos.
EXPEDIENTE DO PODER EXECUTIVO
1-Através do ofício n.º 321-2013, o Poder Executivo encaminhou resposta das solicitações feitas pelos Vereadores em reunião do 04.10.2013.
2-Através do Ofício n.º 323-2013, o Poder Executivo encaminhou os projetos de leis n.º 067, e 068-2013.
3- Foi baixado para as comissões de Economia e finanças e constituição e Poderes o projeto de Lei n.º 067-2013 Reformula o Conselho Municipal de assistência Social do Município de Espumoso e dá outras providências.
4- Foi baixado para as comissões de Constituição e Poderes e economia e finanças, o Projeto de Lei n.º 068-2013 Autoriza o Poder Executivo Municipal a suportar despesas de participação do estudante Leonardo Prates Cabral do centro Municipal de ensino Fundamental Álvaro Rodrigues Leitão em Evento Estudantil Nacional.
O Presidente salientou a participação nesta casa no dia de hoje do Leonardo, mas informa que o projeto terá o encaminhamento legal.
EXPLICAÇÕES PESSOAIS
O Vereador ALTIERIS DOS SANTOS dirige-se as mulheres da comunidade Espumosense, o mês de outubro é muito importante para chamar a atenção para esta doença que vem tirando a vida de muitos e isto é questão de saúde pública,  e cabe a nós contribuir com a informação, unir eficiência a sensibilidade, com a prevenção muitas famílias deixarão de perder seus entes queridos, devido ao câncer de mama, que é o segundo câncer mais comum entre as mulheres, porém diagnosticado existe chance de cura, existem diversos meios de diagnosticar, é recomendável as mulheres de cinquenta anos realizarem a mamografia, de dois em dois anos e a exame clinico anual,  e para as mulheres de quarenta a quarenta e nove anos, realizar exames clínicos  anualmente,  e para as mulheres que se encontram na classe de risco elevado, que se comece os exames a partir de trinta e cinco anos, aquelas com histórico familiar e primeiro grau, e estas mulheres que se encontram nesta faixa etárias, que procurem seu médico e façam os exames, que façam a mamografia, pois a mulher que se ama se cuida.
Usando a Tribuna o Vereador VAGNER DOS SANTOS, disse que as palavras do colega Altieris vêm de encontro ao momento, o mês de outubro rosa, dizer que estamos todos engajados nesta luta que é mundial, contra o câncer de mama, e nós que trabalhamos na secretaria de saúde conhecemos de perto as pessoas que  possuem esta doença.
Também quero parabenizar a atual e a administração anterior, e todas as pessoas que estiveram envolvidas no processo de entrega das casas do Loteamento São Valentim, sendo entregue 84 casas, reconhecer o trabalho de todas que estiveram à frente, desde o início dos projetos até a entrega das casas, de todas as obras lá construídas, que hoje é um orgulho para nossa cidade.
Hoje temos a presença de um grande orador, o aluno Leonardo Prates Cabral, e recebemos também um projeto de lei com os valores para custear suas despesas no Rio de Janeiro, representando Espumoso, em uma jornada de oratória.
Também quero homenagear os professores que no último dia 15 tiveram a passagem do seu dia, e parabenizar os professores deste aluno que lhe deram suporte para que hoje tivesse em um nível acima da média, parabenizo todos os professores que lutam e ainda não são tão valorizados, temos que criar a prioridade no nosso Brasil, que é a educação, só conseguiremos a transformação de uma sociedade com a educação, obrigado a todos os professores que tive na minha vida.
Usando a tribuna LUIZ MARCHESE se solidariza com as palavras do presidente Leoberto, e dizer também sobre incidente acontecido na casa do empresário Pedrinho Ottoni, esta semana, e veja a tua preocupação  e devemos nós aqui nesta casa começar a nos mexer, esta semana foi na casa do Pedrinho, mas amanhã não sabemos onde Serpa, então esta preocupação tem que começar aqui de forma séria, temos que encontrar uma estratégia para que o home do campo fique protegido, temos que nos reunir com a Brigada Militar, Policia Civil, Ministério Público, Executivo, para encontrar uma forma de combater estes casos, até ontem estava distante de nós, hoje está próximo e não sei quem é a vitima de amanhã, então temos que começar a encontrar uma maneira.
Manifestando-se na tribuna o Vereador LEOBERTO COMIN, agradece as palavras do vereador Luiz Marchese e dizer que todos nesta casa estão empenhados em ter no município a nossa paz como tínhamos até o momento.
Diz a vereadora Circe Lisiak que a partir de hoje possa introduzir no seu currículo, a conquista tida nesta casa durante o mês de setembro, com a aprovação da alteração da Lei Orgânica do município.
Parabeniza a administração particularmente ao vice prefeito, pelo inicio das obras da construção do pavilhão esportivo do Loteamento São Valentim, pela continuidade da luta pela vinda da escola técnica para Espumoso, ouve a entrega da propriedade do terreno para a instalação desta escola, que já é realidade, Roberto, tenho orgulho de trabalhar contigo, segue a tua determinação, assim nós temos a certeza que Espumoso junto com o Prefeito Derly, teremos um desenvolvimento salutar que é necessário para nós.
COMUNICAÇÕES DE LIDERES
BANCADA DO PP, Andréia – Parabenizamos os médicos pela passagem do seu dia, que ocorre hoje dia 18. Também convidamos para participar do evento no Hospital São Sebastião, que juntamente com a liga feminina de combate ao câncer estão promovendo. Convidamos para a festa na comunidade dos Eucaliptos no Domingo e o jantar dançante neste sábado no Contestado. Também o Tchê encontro, movimento tradicionalista neste final de semana.
BANCADA DO PDT, Vagner – Apenas reforço os pedidos  e os convites da Vereadora Andréia.
o encaminhamento normal.
Nada mais havendo a tratar o Presidente da Mesa agradeceu a proteção de Deus e declarou encerrada a presente reunião ordinária.

 

Postado em 18 outubro 2013 15:38 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop