NÃO-ME-TOQUE – II APSUL América: Palestra Precisão na pulverização de agroquímicos

Postado em 26 setembro 2013 07:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na manhã desta quarta-feira dia 25 de setembro, durante a programação do II APSUL América aconteceu a apresentação da Palestra, Precisão na Pulverização de Agroquímicos” proferida pelo Prof. Valmir Aita, o coordenador dos cursos politênicos da UFSM -Universidade Federal de Santa Maria , Doutor em Engenharia Agrícola.

Nas últimas décadas, o modelo de produção agrícola sofreu profundas mudanças em sua matriz produtiva no que tange ao aumento nos custos de produção, bem como à legislação ambiental que se tornou mais rígida em áreas agricultáveis, e estes fatores tem exigido dos produtores maior eficiência nas áreas de cultivo. Assim, também a pulverização agrícola, atividade realizada inúmeras vezes ao longo do ciclo das culturas, passou por várias inovações a fim de aumentar a eficiência no uso dos defensivos agrícolas. Estas inovações vieram através da utilização racional dos agroquímicos de ponta na pulverização adequadas a cada tipo de aplicação.

Os estudos desenvolvidos, há mais de dois anos, na UFSM demonstram que pulverização indiferente de qual for não pode ser aplicada de forma linear em toda uma área. A explanação do professor abordou que após o estudo da área deve fazer uma pulverização diferenciada em cada metro de sua lavoura, pois a pulverização de agroquímicos de forma igual para toda uma área leva o produtor perder produtividade e economia.

“Mas os desafios não param por aí. Vários estudos demonstram que até 70% dos defensivos aplicados podem ser perdidos pela má aplicação, escorrimento e deriva descontrolada. Esses estudos que desenvolvemos através da UFSM mostram que ainda temos lacunas nessa área e as empresas devem estar nos próximos anos trazendo para o mercado equipamentos que propiciem uma agricultura de precisão na pulverização”. Destacou o Doutor em Engenharia Agrícola ,Prof. Valmir Aita.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Não-Me-Toque)

Postado em 26 setembro 2013 07:25 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop