CRUZ ALTA – Coaju apresenta hoje na Unicruz as metas para os próximos 20 anos na Bacia do Alto Jacuí

Postado em 25 setembro 2013 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju) realiza nesta quarta-feira (25/09), uma audiência pública de apresentação do enquadramento das águas. O evento será no Salão Nobre do Campus da Universidade de Cruz Alta. Podem participar os secretários e técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Planejamento, Agricultura e Obras e demais interessados.

O enquadramento, aprovado através da Resolução nº 122, de 03 de janeiro de 2013, estabelece os parâmetros de qualidade para o uso dos recursos hídricos na bacia para os próximos 20 anos e serve de referência para as ações dos órgãos de recursos hídricos e de meio ambiente, como outorga e licenciamento ambiental municipal, estadual e federal. Ele também deve ser levado em conta no momento da elaboração dos planos diretores e de saneamento.

As propostas de enquadramentos aprovadas foram definidas pela população das bacias em audiências públicas realizadas no ano passado. Este processo faz parte do Plano de Bacia que iniciou há dois anos. De acordo com o presidente do Coaju, Claud Goellner, é uma maneira de garantir quantidade e qualidade de água para as atuais e futuras gerações. “As metas de qualidade definidas no enquadramento devem ser seguidas por todos os municípios e usuários da água da bacia”, enfatizou Goellner.

Municípios de abrangência do Coaju que devem participar:

Alto Alegre, Arroio do Tigre, Barros Cassal, Boa Vista do Incra, Campos Borges, Carazinho, Chapada, Colorado, Cruz Alta, Ernestina, Espumoso, Estrela Velha, Fortaleza dos Valos, Ibarama, Ibirapuitã, Ibirubá, Itaara, Jacuizinho, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Lagoão, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Não-Me-Toque, Nicolau Vergueiro, Panambi, Passa Sete, Passo Fundo, Pejuçara, Pinhal Grande, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Antônio do Planalto, São Martinho da Serra, Segredo, Selbach, Sobradinho, Soledade, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff.

(Assessoria de Imprensa Coaju)

Postado em 25 setembro 2013 10:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop