Ex-presidente da Emater, Clair Kuhn, assumirá como deputado na vaga de Edson Brum

Postado em 24 fevereiro 2021 17:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Aos 51 anos, o ex-presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, será o novo deputado da Bancada do MDB na Assembleia Legislativa a partir da próxima segunda-feira (1º). Ele assume a vaga deixada por Edson Brum, que aceitou comandar a Secretaria do Desenvolvimento do Estado.

Natural de Espumoso e pai de três filhos – Maria Carolina, Eduardo Affonso e Ana Clara Kuhn -, Clair é formado em Educação Física, técnico em transações imobiliárias e possui MBA em Gestão Pública. Desde setembro de 2020, trabalhava como assessor parlamentar do deputado federal Alceu Moreira (MDB) na representação e interlocução das demandas junto aos municípios gaúchos.

Além disso, exerce a função de agricultor na pequena propriedade de 7 hectare sem Quinze de Novembro, município onde reside desde a infância. A dedicação e o amor aos trabalhos do campo ele herdou dos pais (em memória), Maria Leocádia Maldaner Kuhn e Affonso Lothário Kuhn. Já o apreço pela política surgiu ainda na adolescência, ao assumir a liderança de grupos sociais e comunitários, e o projeto de emancipação do município, que se concretizou em 1987.

Foi nesta época, ao completar seus 18 anos, que Clair se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) militando na juventude do partido. Com o apoio fundamental dos amigos da JMDB, foi eleito vereador de Quinze de Novembro. Foram três mandatos consecutivos. Neste período, foi por duas ocasiões presidente da Câmara de Vereadores, secretário municipal de Administração e presidente do Diretório Municipal do MDB.

Em seguida, foi vice-prefeito, prefeito e reelegeu-se ao cargo. Durante o período, ocupou funções representativas regionais e estaduais, como presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e presidente da Associação dos Prefeitos e Vice-Prefeitos do MDB/RS, além de ter assumido a 2ª e 3ª vice-presidência da Famurs.

Desde 2011, é membro do Diretório Estadual do MDB/RS, e concorreu por duas vezes ao cargo de deputado estadual. Em 2014, obteve 13.876 votos, e em 2018, 22.759 votos. Nesta segunda oportunidade, ficou na 5ª suplência do MDB e, em razão das saídas de deputados eleitos prefeitos no pleito de 2020, Clair ocupa atualmente a 2ª suplência.

PRESIDÊNCIA DA EMATER – O conhecimento em gestão pública, somado à experiência pessoal e familiar na agricultura o credenciaram para ser presidente da Emater/RS-Ascar de 2015 a 2018. Em sua gestão, Clair promoveu uma redução de gastos superior a R$ 120 milhões, conseguindo assim manter salários e promoções do quadro funcional de mais de 2,5 mil colaboradores em dia e com reajustes superiores à inflação do período. Obteve a consolidação da filantropia da Emater.
Mesmo com orçamento reduzido, manteve todas as atividades, investiu em tecnologia, firmou parcerias e ampliou o número de famílias da agricultura familiar atendidas pela instituição. O seu desempenho na instituição o levou a ser vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

Em 2018, foi designado para ser assessor de Assuntos Especiais da Casa Civil no governo do Estado, cargo que ocupou até 2019, quando assumiu a direção do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social na Secretaria Especial do Esporte; e do Departamento de Inclusão Social e Produtiva Rural, na Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, ambas vinculadas ao Ministério da Cidadania, em Brasília.

Postado em 24 fevereiro 2021 17:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop