Arthur Lira é o novo presidente da Câmara dos Deputados

Postado em 02 fevereiro 2021 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O deputado Arthur Lira, do PP de Alagoas, foi eleito em primeiro turno, presidente da Câmara Federal. Ele fez 302 votos contra 145 de seu principal opositor Baleia Rossi.

Preponderou a força política do Palácio do Planalto, em detrimento da oposição capitaneada pelo ex-presidente Rodrigo Maia. Lira já foi automaticamente empossado.

Assim que tomou posse, no fim da noite desta segunda-feira, o novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) teve a primeira decisão no comando da Casa, revogando ato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e anulando a votação para os demais cargos da Mesa Diretora.

O bloco que apoiou Baleia Rossi (MDB-SP) teve registro de candidatura seis minutos depois do prazo limite, que era das 12h dessa segunda-feira. Com isso, Lira invalida o cálculo de proporcionalidade que determina a distribuição de cargos e convoca reunião para a eleição da Mesa. A sessão deve começar às 16h desta terça-feira.

A medida, que desagrada aliados de Maia, como PT, PSDB e MDB, deve ampliar a influência de grupo do próprio Lira, uma vez que fora do bloco, partidos do grupo de Maia perdem posições nessa ordem de escolha. A partir dessa decisão, cada partido depende, isoladamente, do número de cadeiras com as quais já conta para emplacar integrantes na Mesa.

Postado em 02 fevereiro 2021 09:11 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop