NÃO-ME-TOQUE – Nota de esclarecimento sobre o falecimento da primeira vacinada contra a COVID-19 no município

Postado em 25 janeiro 2021 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Em virtude dos relatos nas redes sociais sobre o falecimento da senhora Marina Finger, a primeira vacinada contra o covid-19 em Não-Me-Toque, a Secretaria de Saúde vem através desta nota esclarecer os fatos.

É de conhecimento da comunidade que a senhora Marina Finger tinha 106 anos, e que ela foi a primeira a receber a vacina do CoronaVac no município, o que não é de conhecimento geral dos munícipes, é que a senhora Finger teve uma queda na quarta-feira (20) enquanto os colaboradores do lar dirigiam os idosos até suas camas. De acordo com as informações repassadas pela enfermeira do Lar do Idoso São Vicente de Paulo, Andrea Erpen, enquanto os colaboradores auxiliavam os idosos para ir até a cama, a senhora Marina levantou-se e teve uma queda onde fraturou o fêmur, após este fato, a mesma foi enviada ao hospital onde permaneceu internada.

Marina Finger ingressou no lar do Idoso na segunda-feira (18) e seria submetida aos exames exigidos durante a semana, o que de fato ocorreu mesmo com a queda registrada.

Após alguns exames foram diagnosticados alguns outros problemas na saúde da senhora, como problemas cardíacos.

Ela foi transferida para Carazinho, onde realizou mais exames, após um raio-x do pulmão, verificou-se que havia um princípio de pneumonia.

Andrea Erpen informou que as quedas, são grandes razões de óbito para idosos, pois as fraturas, normalmente contribuem para quadros de infarto.

A Secretaria de Saúde, através da secretária Liliane Erpen, assim como a enfermeira do Lar do Idoso, relatam que até o momento, apenas duas pessoas apresentaram reações contra a vacina, ambas leves, sendo elas um profissional da Ala Covid e um profissional da Unidade Sentinela, onde apresentaram dor no corpo, articulações, cefaléia.

Nenhum idoso e nenhum funcionário do lar manifestou sintomas.

ASCOM | Stefano Santos

Postado em 25 janeiro 2021 10:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop