SELBACH – Rio Jacuí: Balsas e a construção da atual ponte

Postado em 16 setembro 2013 08:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Continuando o projeto do PAUFV, a professora Lúcia Teresinha Prediger e os alunos do 3º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luís, de Bela Vista/Selbach, resgatando um pouco sobre a história da localidade, fizeram um estudo sobre a construção da ponte que liga a localidade ao município vizinho de Alto Alegre.

Os rios e a mata das araucárias fazem parte da paisagem humana e são elementos naturais presentes na localidade de Bela Vista desde a sua.
O rio Jacuí, fonte de água, para alguns fonte de lazer e para a natureza uma beleza de encher os olhos. Ele também servia como ligação e travessia colonização para o outro lado.

A última balsa de Bela Vista foi desativada no ano de 1981, pois neste ano iniciou-se a construção da ponte.

A construção da ponte sobre o Rio Jacuí, era uma necessidade e uma reivindicação dos munícipes de Selbach, Alto Alegre, Espumoso, Ibirubá, Salto do Jacuí , e outros. Por esta estrada, e balsa da época, circulavam muitas pessoas e produtos, ou seja, a riqueza da economia regional passava nesta localidade de Bela Vista.

A ponte demorou mais ou menos um ano e meio para ser construída, pois neste período o Rio Jacuí não teve enchentes. Conforme Pedersen, a base sólida, o assoalho da ponte foi construída em três semanas sem parar. As máquinas e os funcionários da Empresa Estadual de Soledade, trabalhavam dia e noite sem parar, para não dar emendas na ponte. Os recursos financeiros que foram aplicados, vieram do Governo Estadual. Na época, Jair Soares era governador do RS. Muitas pessoas, no início não acreditavam na concretização da obra, mas ela efetivou-se e encurtou distâncias e despesas.
Bela Vista foi e continua sendo a ligação dos municípios vizinhos e da região. Tem um povo simples, trabalhador, que ainda preserva as tradições dos antepassados. A fé, a religião continuam fortes, como fonte de inspiração para sua luta diária.

Este povo contribui para a economia do município as diferentes gerações ainda contribuem para o desenvolvimento de Selbach e da região do Alto Jacuí.

O Projeto do Programa União Faz a Vida apresenta muitas atividades que serão realizadas através das comunidades de aprendizagem, na escola ou extra classe , reavivando a memória dos moradores ou até ex moradores da localidade de Bela Vista, para integrar escola e comunidade local.

(Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Selbach)

Postado em 16 setembro 2013 08:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop