Passeio Virtual apresenta quilombos da Capital na Semana da Consciência Negra

Postado em 19 novembro 2020 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

“Aqui Tem Quilombo” é o tema do Passeio Virtual na Cidade Baixa, que acontece em Porto Alegre nesta sexta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, às 17h30, através da página no Facebook do Coletivo Temporário. A organização é da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Quilombo Areal da Baronesa, Quilombo Fidélix e Quilombo Mocambo, em parceria com o Curso de Bacharelado em Turismo da Rede Metodista de Ensino (IPA) e o Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (Nega/Ufrgs). Com vagas limitadas, o Passeio Virtual está disponível no link https://fb.me/e/9bwbQ87iR. A atividade integra a Virada Sustentável de Porto Alegre, que acontece de 30 de outubro a 22 de novembro. 

Durante a Semana da Consciência Negra, na próxima semana (dias 24 e 25/11), serão realizadas Rodas de Conversa virtuais, às 14h, com transmissão simultânea através do YouTube e Facebook da Emater/RS-Ascar. O objetivo é assessorar as famílias quilombolas e suas organizações para ampliação da garantia de direitos e do acesso às políticas públicas comuns a todos e específicas para famílias quilombolas. Participam das atividades lideranças quilombolas, famílias quilombolas em geral, gestores públicos municipais, extensionistas rurais, professores, estudantes, estudantes cotistas e pesquisadores e famílias quilombolas beneficiárias da prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) para povos e comunidades tradicionais em situação de extrema pobreza no RS, no escopo de Instrumento específico de parceria, na forma de um projeto piloto com Povos e Comunidades tradicionais, firmado entre a Emater/RS-Ascar e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). 

Assim, a Roda de Conversa Virtual do dia 24, sobre Quilombolas investidos de suas representações e políticas públicas: conversando com gestores, inicia após a abertura oficial feita pelo presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. Com mediação da extensionista rural social Regina Medeiros, da Emater/RS-Ascar na região de Pelotas, participam Lúcia Regina Brito Pereira, assessora técnica da Educação Quilombola e das Relações Étnicas do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual da Educação; o antropólogo e doutor Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior, representante do GT Articula LAB – Cultura e membro do Colegiado das Culturas Populares e representante dos Quilombolas, do Iacoreq e do Maçambique de Osório; e Ivonete Carvalho, comissária de Polícia do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis da Secretaria de Segurança Pública do RS. 

Nesta atividade do dia 24, a extensionista Rural Social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Aceguá, Luana Lucas Alves, apresentará experiência local. Representando as organizações quilombolas, a presidente da Federação das Associações das Comunidades Quilombolas do RS, Terezinha Lopes Paim, e o coordenador executivo estadual da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), José Alex Borges Mendes, também falam sobre suas experiências na defesa de direitos dessas comunidades. A atividade pode ser acessada através do link https://youtu.be/8_YWn8Xhyvg. 

Já para a Roda de Conversa Virtual do dia 25, com mediação do extensionista rural agropecuário e assistente técnico Regional Social da Emater/RS-Ascar de Soledade, Evandro Scariot, participam o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas da Seapdr, Maurício Neuhaus; a integrante do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Jaqueline Oliveira Soares; e a advogada previdenciária Renata Santos, que abordará sobre Direitos Previdenciários. 

Neste debate, que deve ser acessado através do link https://youtu.be/n3xMp7t-NY8, a apresentação de experiência local será da extensionista Rural Social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Rio Pardo, Kassia Brito Gonçalves. As organizações quilombolas que participam desta atividade do dia 25 serão Ocimar Pires Duarte, da Coordenação do Fórum Quilombola do Litoral, e Terezinha Lopes Paim, conselheira do Conselho Estadual de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do RS (Codene/RS). 

“Ao organizar e participar destas atividades, queremos gerar oportunidades de interlocução entre gestores de políticas de Estado e representações quilombolas, ampliar a informação acerca de direitos e ações públicas para famílias quilombolas, colaborar para o fortalecimento e a valorização de suas entidades representativas, criar ambientes locais de concertação para melhoria da adesão aos direitos e propiciar a aproximação entre gestores da esfera estadual e municipal para coordenarem, de forma conjunta, a aplicação dessas ações juntos às famílias quilombolas de nosso Estado”, avalia a extensionista Regina Miranda, coordenadora Estadual de Aters com Famílias e Comunidades de Remanescentes de Quilombos da Emater/RS-Ascar. 

Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues – Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Postado em 19 novembro 2020 15:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop