Número da procura de seguros cresce 126%

Postado em 19 novembro 2020 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O período que assola a agricultura não é bom, diversos agricultores já são prejudicados pela estiagem, vendo diminuir a produtividade da área plantada. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), divulgados ainda no mês de junho, estimavam perdas na casa dos 27%.

A última atualização, realizada no início de novembro, possui uma previsão recorde para a safra de verão no Rio Grande do Sul, com produção de 33,38 milhões de toneladas. No entanto, os dados, que constam no 2º Levantamento da safra de grãos 2020/2021, foram coletados até 20 de outubro e ainda não refletem os efeitos da falta de chuvas nas lavouras gaúchas, alerta Carlos Bestetti, superintendente da Conab no Estado.

De acordo com o superintendente da Conab, Carlos Bestetti, as previsões meteorológicas apontam chuvas abaixo da média em novembro e dezembro, com uma normalização das precipitações a partir de janeiro. Bestetti alerta que a orientação para os produtores de soja é que não semeiem agora suas lavouras, e esperem alguma possível mudança nas condições climáticas.

O Analista do setor de Agrometeoroligia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pazinato, traz notícias em paralelo à Bestetti, onde os mapas não trazem notícias alentadoras aos produtores. Pazinato enfatiza que as previsões para as próximas semanas são de pancadas moderadas e de pouco volume pluviométrico.

Em comunhão ao indicado pela Conab, o Analista destaca que os agricultores deverão agir com cautela no plantio das culturas, aguardando um período em que o solo esteja com maior umidade.

Agricultores da microrregião de Não-Me-Toque já estão se prevenindo. Conforme apurado por nossa reportagem com o Superintendente Administrativo Financeiro da Cotrijal, Marcelo Ivan Schwalbert, a empresa já vem disponibilizando Seguro Agrícola aos produtores há 5 anos.

Schwalbert destaca que neste período o crescimento da contratação de seguros subiu consideravelmente. No primeiro ano foram 12 mil hectares cobertos pela seguradora, culminando em um total de 150 mil hectares nesta última safra, crescimento de 100% frente ao ciclo anterior, mostrando que o agricultor está se precavendo de adversidades.

O seguro proposto ao agricultor, em caso de quebra de safra, pode ainda amortizar o dano na produção garantindo uma cobertura de até 56 sacas de soja por hectare.

Rádio Ceres

Postado em 19 novembro 2020 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop