Embrapa desenvolve “exame de sangue da terra” para analisar qualidade do solo

Postado em 17 novembro 2020 06:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu um tipo de exame de sangue de terra que promete revolucionar as análises do solo. A bioanálise é 100% brasileira e tem a capacidade de verificar a qualidade da vida da terra.

A pesquisadora da Embrapa, Ieda Mendes, conta que a pesquisa já tem 20 anos e envolve uma forma rápida do produtor acessar a saúde do seu solo. “A saúde do solo é muito ligada com a vida do sol. Ao longo desse período, nós desenvolvemos uma pesquisa que resultou na seleção de duas enzimas, uma do ciclo do carbono e outra do enxofre, que permite o agricultor acessar a memória do solo, o que permite avaliar a saúde do solo”, explica.

Ieda diz, ainda, que um solo saudável significa que ele além de ser mais produtivo, também armazena mais água, é mais eficiente na ciclagem de nutrientes e possui mais biodiversidade, permitindo assim, o controle biológico de pragas e doenças, prestando serviço ambiental.

Além de ser uma ótima opção para saber a saúde do solo, os exames também são acessíveis. “Atualmente, esses exames estão disponíveis em 9 laboratórios comerciais espalhados na região centro-oeste e sudeste, é uma medicina acessível, na faixa de R$ 120 a R$ 150”, completa.

Canal Rural

Postado em 17 novembro 2020 06:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop