IBIRUBÁ – Outubro Rosa: dia 31 tem atendimento especial às mulheres

Atenção, mulheres! O mês de outubro é dedicado aos cuidados com a Saúde da Mulher. Segundo orientações da Secretaria de Saúde de Ibirubá, o sistema público disponibiliza, via SUS, os exames de Câncer de Colo de Útero (para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos) e Mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos). 

Assim, as mulheres dessa faixa etária estão sendo chamadas a fazerem o agendamento destes exames junto às Unidades de Saúde ou com a Agente Comunitária de Saúde de sua região. A Secretaria organizou dois dias exclusivos para esse atendimento, nos dias 17 e 31/10. Para as usuárias do ESF Alfredo Brenner, o atendimento está programado para os dias 20 e 27/10. 

Desta forma, pode-se oferecer maior segurança para os cuidados contra o Coronavírus, além da obrigatoriedade do uso correto de máscaras, higienização das mãos, distanciamento entre pessoas e evitar aglomerações. O cartão SUS deve ser apresentado junto com um documento de Identidade ou CPF no momento do atendimento. 

Nos atendimentos do dia 17/10, foram realizados 32 citopatológicos e 35 encaminhamentos de exames das mamas. Há de se ressaltar, que metade das mulheres que fez o agendamento não compareceu. 

A Secretaria conclama às mulheres para participarem dessa campanha do Outubro Rosa e pede para quem fizer o agendamento para o dia 31, compareça ao horário marcado. 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ibirubá