PASSO FUNDO – Estiagem atinge lavouras de milho da região

Postado em 19 outubro 2020 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A estiagem está castigando as lavouras na região de Passo Fundo. As plantas mais prejudicadas nesse momento, são o milho e o trigo. O milho foi cultivado há pouco tempo, está na fase inicial. E o trigo encontra-se no estágio final de seu ciclo, em maturação, e a deficiência hídrica está produzindo grãos menores e mal formados.

Produtores rurais, atestam através de mensagem à Rádio Planalto News, que já perderam trigo devido ao excesso de chuva na colheita, por chuvas de granizo e geadas, mas para a seca, está sendo a primeira vez.

Além dessas lavouras, a seca prejudica as pastagens de verão para as vacas de leite. A região de Passo Fundo possui uma das maiores bacias leiteiras do Rio Grande do Sul. Como houve seca no verão e o produtor teve dificuldades para produzir silagem, o fato se agrava nesse momento. Muitos estão comprando bagaço de laranja e caroço de algodão para fazer ração.

O ano de 2020 está sendo totalmente atípico. Registrou a maior seca das últimas décadas no verão, condição que se repete na primavera. No ano passado, o mês de outubro, foi de enchentes.

E não há previsão de chuva nesta semana. Os indicativos dão conta que poderá ocorrer alguma precipitação somente no próximo sábado e domingo. O calor previsto para essa semana, com temperaturas ao redor de 30 graus, aumentam a secura do solo.

Rádio Planalto

Postado em 19 outubro 2020 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop