SELBACH – Comunicações da Paróquia São Tiago

1. Celebrações da Semana:
: Sábado, dia 17, às 14hs, missa no Passo do Padre;
: Sábado, às 18hs, missa na Matriz;
: Sábado, às 19hs e 30min, na Matriz, missa e celebração do matrimônio de Rodrigo Fiorese e Angélica Reichert;
: Domingo, dia 18, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa em Santa Isabel;
: Quarta, dia 21, às 7hs, missa na Matriz;
: Sexta, dia 23, às 16hs, missa dos doentes e idosos;
: Sábado, dia 24, às 19hs, missa na Matriz;
: Domingo, dia 25, às 8hs e 30min, missa na Matriz;
: Domingo, às 9hs e 45min, missa em São Pascoal.

2. Novo horário das missas, aos sábados: A partir do dia 24 de outubro, as missas nos sábados, na Matriz, terão início uma hora mais tarde, ou seja, as 19hs. No domingo permanece o horário das 8hs e 30min.

3. Outubro – Mês Missionário: Outubro, além de ser o mês do Rosário e de Nossa Senhora, é o mês Missionário. Neste ano o tema escolhido é este: “A Vida é missão!” E o lema diz: “Eis-me aqui, envia-me!” Neste sábado e domingo celebramos o Dia das Missões.

4. Mês do Rosário – Oração do Terço: Já é tradição de nossa Igreja motivar a oração do Terço, em outubro, mês do Rosário: oração pessoal, nas famílias e em Comunidade. O tempo da Pandemia deve ter nos aproximado mais da oração e da necessidade do cultivo da espiritualidade.

5. Missas e Celebrações da Palavra presenciais: Com a bandeira laranja a celebração da missa e da Palavra é permitida com 25% da capacidade de nossas Igrejas, na Matriz e nas Capelas. Neste sábado e domingo na Matriz e Capelas haverá missa ou Celebração da Palavra.

6. Missas nas Redes Sociais, Rádios e TV: Neste sábado ou domingo, as pessoas idosas, as que estão em grupos de risco e as crianças, sem poder ir na Igreja, em suas casas vão acompanhar as missas através das Redes Sociais, também através das Rádios e Televisões de inspiração Católica.

7. Terço dos Homens: Nesta terça, dia 20, às 19hs, na Igreja Matriz, será rezado o Terço dos Homens. Neste mês do Rosário, o convite é especial para todos os homens da Matriz.

8. Serenata Presencial – CLJ: Nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, o Movimento CLJ vai realizar sua primeira Serenata Presencial, na Igreja Matriz, às 19hs. Convidamos os tios, adolescentes e jovens para participar.

9. Missas de Finados – Matriz: Neste ano, para evitar maiores aglomerações, haverá três dias e horários com a missa de Finados, no Cemitério Paroquial da Matriz: no sábado, dia 31, às 18hs; no domingo, dia primeiro de novembro às 8hs e 30min; e no dia de Finados, 2 de novembro, segunda-feira, às 8hs e 30min.

10. Programação de missas de Finados, nas Capelas:
: Sexta, dia 30 de outubro, às 19hs e 30min, Capela do Passo do Padre;
: Sábado, dia 31 de outubro, às 14hs, Capela de Santa Teresinha;
: Sábado, às 19hs e 30min, Capela de Arroio Grande;
: Domingo, dia 1º de novembro, às 9hs e 45min, Capela de São Pascoal;
: Domingo, às 14hs e 30min, Capela de Bela Vista;
: Domingo, às 19hs e 30min, Capela de Santa Isabel;
: Segunda, dia 02 de novembro, às 9hs e 45min, Capela de Floresta;

11. Cemitérios – Cuidado com a Dengue: Além do Coronavírus, precisamos ficar também atentos ao vírus da Dengue. Para tanto, nos Cemitérios exige-se um cuidado especial para evitar acúmulo de água em recipientes e plásticos. Cada família é responsável pelas sepulturas de seus entes queridos.

12. Pastoral da Saúde: Neste mês de outubro, a Equipe Paroquial da Pastoral da Saúde fará atendimento na Sala da Pastoral da Saúde uma vez por semana, todas as terças-feiras, às 14 às 17hs. Faça uma visita!

13. Visitas aos doentes e idosos: Há uma recomendação especial para que se evitem visitas às pessoas mais vulneráveis: doentes e idosos, tanto nas casas como nos Hospitais e Asilos. O Pároco e os Ministros voltarão a fazer as tradicionais visitas logo que for possível. Aguardem, ainda não é o momento.

14. Salões e Bares das Comunidades: Os Salões das Comunidades aos poucos já podem ser abertos para jogos esportivos, de cartas, bolão e bochas. As Diretorias das Comunidades e Entidades zelem pelo cumprimento das orientações e dos protocolos oficiais.

15. Celebração de Batizados: Já iniciamos a celebração individual de batizados. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria da Paróquia. Num primeiro momento será feito um batizado por vez, em dia e horário de comum acordo entre o pároco e a família. Façam contato!

16. Dízimo Paroquial: Não se preocupe, agora. Você tem tempo até o final do ano, sem acréscimo. E você, mesmo não tendo quitado o ano de 2020, está com todos os direitos garantidos, se está em dia com os anos anteriores.

Pensamento da semana, de Cora Coralina, válido também para o Dia do Professor: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina!”

Pe. Aloísio – Pároco