Polícia Federal está atenta a crimes eleitorais na região

Postado em 15 outubro 2020 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Compra de voto, boca de urna, transporte de eleitores e troca de domicílio estão entre os principais delitos investigados e flagrados nesse período.

A Polícia Federal está atenta a crimes eleitorais na região e realizou ontem (14) uma operação para coibir essas ações.

Na cidade de Lajeado do Bugre um eleitor usou documentos falsos para transferir o seu título para a cidade, portanto a Polícia Federal realizou uma ação.

Conforme o delegado titular da delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, Sandro Bernardi, a investigação iniciou como o Ministério Público Federal de Palmeira das Missões. Primeiramente o MPF identificou um grupo político que estaria aliciando eleitores naquela e outras regiões para reforçar os votos.

A prática criminosa é comum em cidades pequenas e consiste em levar eleitores de outras regiões para a cidade do candidato. O título de eleitor é transferido para outra zona eleitora utilizando documentos falsos, ou seja, de forma fraudulenta.

O delegado explica que em cidades com o número de eleitores pequeno, isso pode influenciar no resultado da eleição.

A Polícia Federal já identificou os candidatos que teriam aliciado os eleitores.

Polícia Federal
A Polícia Federal é a autoridade em matéria eleitoral. Todas as investigações de crimes eleitores, portanto, passam pela PF.

As outras forças policias atuam de maneira mais incisiva no dia da eleição no registro de flagrantes, mas após a investigação fica a cargo da PF.

Cidades menores
As cidades menores costumam registrar mais crimes eleitorais, conforme o delegado. O fato de dez, quinze votos influenciar no resultado do pleito, faz com que os partidos apelem para práticas criminosas.

Compra de voto, boca de urna, transporte de eleitores e troca de domicílio estão entre os principais delitos investigados e flagrados nesse período.

Denúncias
A Polícia Federal está atenta a crimes eleitorais na região e os eleitores e candidatos podem denunciar irregularidades ao Ministério Público ou a Polícia Federal que irão, portanto, investigar os fatos.

A Polícia Federal contará com o auxílio da tecnologia neste ano. Drones serão usados para monitorar os pontos de votação e coibir os crimes.

Rádio Uirapuru

Postado em 15 outubro 2020 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop