PASSO FUNDO – HSVP está com baixo estoque de sangue

Postado em 07 outubro 2020 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O HSVP está com baixo estoque de sangue. O hospital pede que os doadores compareçam no local assim que possível para as doações. Devido a falta de doações e alta demanda de sangue o estoque caiu muito nos últimos dias. Com isso o pedido é de urgência para as doações.

A Uirapuru conversou na tarde de ontem com a a enfermeira Luciana Dagostini, do Hemocentro do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e com a Larissa Schons, Assistente Social que atua no setor de captação de sangue.

A assistente social Larissa convidou a todos para doação, explicando que trata-se de solidariedade. Nos últimos dias houve um aumento muito forte de demanda por sangue. Isso ocorreu devido a cirurgias, pacientes oncológicos e bebes da CTI neonatal. Ao doar sangue a pessoa ajuda a comunidade e fortalece o sistema de atendimento local, que recebe pacientes regionais. Outro fator que contribui para a redução do sangue é a pandemia. Com o alerta do vírus menos pessoas saíram de casa para doar, gerando uma redução de estoque.

A enfermeira Luciana Dagostini explicou que todos os tipos de sangue são necessários. Desta forma todos os doares são importantes. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter boa alimentação, não estar em grupo de risco ou fazer uso de vários medicamentos. Frisou que o momento é muito difícil e a proximidade de um feriado deixa o setor em alerta. Isso porque infelizmente nos feriados há maior trânsito de pessoas e possibilidade de acidentes. Com mais acidentes aumenta a necessidade de sangue.

A população que puder ir até o setor de hemoterapia será bem-vinda. O setor Hemoterapia fica na Rua 15 de novembro no prédio da Radioterapia, 5° andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ás 14h sem fechar ao meio dia.

Rádio Uirapuru

Postado em 07 outubro 2020 17:00 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop