NÃO-ME-TOQUE – Programa de apoio a fumantes continua suspenso no município

Postado em 30 setembro 2020 06:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Secretaria Municipal de Saúde não conseguiu, durante o ano de 2020, formar turmas para o Grupo de Apoio ao Tabagismo. Com a pandemia do novo coronavírus, o trabalho que foca em ajudar pessoas a largar o hábito de fumar não ocorreu. Segundo o psicólogo da Secretária de Saúde, Tomas Camargo, o atendimento a pessoa que procura largar o cigarro é de caráter individual, sempre, com a orientação médica que indicará os procedimentos a serem tomados para diminuir a quantidade diária.

Antes da pandemia, eram formados de três a quatro grupos por ano. De acordo com o psicólogo, a idade dos participantes era variada.

– No período da tarde normalmente participavam pessoas mais idosas, a noite, integrava os jovens – comentou.

Os grupos estão suspensos por determinação, também, pelo governo estadual. O participante recebe orientação sobre os efeitos do tabaco, as causas que levam o vício e os problemas de saúde ocasionados pelo tabagismo. Os fumantes ainda estão mais vulneráveis à Covid-19. O tabaco prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por isso, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Tabagismo: os índices no Brasil
No Brasil, são cerca de 420 mortes todos os dias por causa da dependência. Em todo o ano, são mais de e 156.216 mortes que poderiam ter sido evitadas. Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o maior peso é atribuído ao câncer, doença cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Das mortes anuais causadas pelo uso do tabaco: 34.999 mortes correspondem a doenças cardíacas; 31.120 mortes por DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica); 26.651 por outros cânceres; 23.762 por câncer de pulmão; 17.972 mortes por tabagismo passivo; 10.900 por pneumonia; 10.812 por AVC (acidente vascular cerebral).

Doenças causados pelo habito de fumar
Leucemia melodia aguda; câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer de esôfago; câncer de rim e ureter; câncer de laringe (cordas vocais); câncer na cavidade oral (boca); câncer de faringe (pescoço); câncer de estômago; câncer de cólon e reto; câncer de traqueia, brônquios e pulmão, o tabagismo também está associado às doenças crônicas não transmissíveis e é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras.

A Folha do Sul

Postado em 30 setembro 2020 06:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop