Economia do Brasil não está tão ruim como pensam, diz criador do termo BRIC

Postado em 03 setembro 2013 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O futuro econômico do Brasil é melhor do que o clima atual indica e o crescimento pode voltar ao patamar de 4% ao ano, opina o economista britânico Jim O’Neill, ex-executivo do banco de investimentos Goldman Sachs e conhecido por ter criado a sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) para englobar as principais economias emergentes.

O tom otimista da palestra de O’Neill, no dia 30 de agosto de 2013, em um congresso da BM&FBovespa em Campos do Jordão (SP), contrastou com a percepção predominante entre analistas brasileiros de que o crescimento do PIB — de 1,5% no segundo trimestre — não resultará em uma retomada econômica mais robusta.

“Suspeito que o futuro (do Brasil) não seja tão sombrio quanto o que tenho ouvido aqui”, disse o economista, alegando que a média de crescimento do país é hoje superior à do início da década passada, quando criou o acrônimo BRIC. “O Brasil está melhor, e não pior.”

Ele diz que o país tem apresentado indicadores melhores no que chama de “nota de ambiente de crescimento” – como estabilidade política, expectativa de vida, índices de corrupção e até uso de computadores e smartphones.

O economista diz ainda que o comércio sul-sul (realizado sobretudo entre países emergentes) está próximo de alcançar o comércio norte-norte (entre os países desenvolvidos).

“(Mas) para o Brasil melhorar precisa de mais investimentos do setor privado. É preciso aumentar a oferta (econômica), mas não com mais gastos do governo, e sim com o governo saindo do caminho e facilitando a iniciativa privada”, declarou.

‘E o país precisa ser parte maior da economia global — o país ainda é visto como muito fechado e precisa se relacionar mais com os demais 7 bilhões de pessoas do mundo.”

China

A fala de O’Neill ocorre no momento em que países ricos, como os EUA, apresentam sinais de recuperação, enquanto emergentes — até recentemente fortes motores da economia global — vivem uma desaceleração.

A China, em especial, deixou de crescer a taxas de dois dígitos e tem como meta para 2013 crescer 7,5%.

O’Neill, porém, diz acreditar que o governo chinês escolheu crescer a taxas mais baixas para se manter sustentável.

“E esses 7,5% são equivalentes a um crescimento de 3,75% na economia dos EUA, porque seu impacto econômico está cada vez maior.”

O’Neill ressalva que não adianta países emergentes como o Brasil tentarem repetir as taxas de crescimento econômico chinesas — algo, segundo ele, só permitido pela situação demográfica da China, país mais populoso do mundo.

BRIC e câmbio

Questionado a respeito do anúncio do Ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que os Brics (incluindo a África do Sul) trabalham na criação de um banco de desenvolvimento conjunto, O’Neill disse que até agora o grupo de emergentes “falou muito mas não fez nada juntos politicamente”.

“Não é fácil fazer coisas juntos quando se é tão diferente entre si. O fato de terem concordado nisso é muito interessante”.

Quanto à desvalorização do real — que ocorre ao mesmo tempo em que outras moedas internacionais perdem força perante o dólar -, O’Neill vê a flutuação como natural e até positiva para o Brasil.

“Mas se querem reduzir sua volatilidade (à moeda americana), têm de aumentar o uso de sua própria moeda no comércio mundial.”

(BCC Brasil)

Postado em 03 setembro 2013 07:18 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop