NÃO-ME-TOQUE – Safra de verão: soja vem aí

Postado em 24 setembro 2020 05:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A contagem regressiva para a semeadura da soja começou. Com esperanças renovadas, produtores de toda a área de ação da Cotrijal trabalham para deixar para trás a frustração da safra anterior e reúnem estratégias e manejos para alcançar o maior rendimento de suas lavouras.

Atentos a todos os detalhes estão os primos Martin Alan Grahl e Diemerson Borghardt. Com áreas em Linha Jacuí, interior de Victor Graeff, eles vêm no foco da safra de verão 2020/21 muito antes de encerrar a safra anterior, observando as cultivares que apresentaram melhor desempenho no ano passado, com boa resposta ao estresse hídrico.

“Para esse ano, já estamos organizados para a fazer a semeadura de forma escalonada, por talhão e por cultivar. Nossa ideia é otimizar a lavoura com a tecnologia que temos hoje no mercado”, destaca Martin.

O manejo de conservação do solo é outro destaque desta propriedade. Para esta safra de verão foi utilizado o consórcio de plantas de coberturas, nas áreas que receberam o milho e em parte das áreas que receberão a soja.

“A ideia é manter o solo protegido, retendo o máximo de água possível e sem causar erosão. Outro ponto vantajoso desse sistema é no controle de plantas invasoras, que possibilita economizar uma aplicação de herbicida”, explica Diemerson.

Nesta propriedade a rolagem foi realizada em todas as áreas que receberam as plantas de coberturas, e 15 a 20 dias antes da semeadura será realizada a dessecação.

Dica do Detec
A rolagem quebra e aumenta a desidratação da planta, além de promover a morte com mais agilidade. A prática só deve acontecer antes da dessecação se houver nabo no consórcio de plantas de coberturas. Caso contrário, deve ser feita após o processo de dessecação.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Foto rolagem: Gunter Barth / Detec

Postado em 24 setembro 2020 05:58 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop