TAPERA – Reunião dos diretores da rede municipal de ensino

Postado em 23 setembro 2020 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na manhã desta terça-feira, 22/09, aconteceu a reunião dos diretores da Escolas da Rede Municipal de Ensino, ainda forma virtual, momento em que foram apresentados os infográficos sobre a evolução do IDEB no nosso município entre os anos de 2005 e 2019, referentes ao 5º e ao 9º ano. Foram avaliados os índices das redes municipal e estadual de ensino, e ainda da EMEF Presidente Costa e Silva.

Na avaliação foi ressaltado que a evolução foi uma conquista de muitas mãos, e que teve a participação de todos os profissionais, professores, auxiliares de ensino, supervisores, incluindo os encontros de formações pedagógicas. Também foi ressaltado a papel das família e principalmente o esforço dos alunos. Na oportunidade também foi apresentado um vídeo com a pedagoga Katia Smole, com dicas sobre como realizar o retorno às aulas presenciais.

Ficou definido na reunião que cada escola organizará um plano de ação pedagógica, a partir da resolução 01/2020, do Conselho Municipal de Educação, incluindo o acolhimento dos profissionais e dos alunos e ainda de como será feita a avaliação diagnóstica de cada criança, a organização dos espaços e tempos escolares, pensando numa melhor aprendizagem e recuperação das aprendizagens iniciadas antes da pandemia e durante o período de paralização.

A busca ativa dos alunos também foi discutida na reunião. Cada diretor partilhou sua experiência sobre as atividades não presenciais e constatou-se que apenas um número pequeno de alunos não tem apresentado retorno das atividades propostas. Há também alguns casos de mudanças de endereço e mesmo mudança de cidade e também alunos não localizados. Em todos os casos foram feitos encaminhamentos e providências para localização, buscando a todos custo evitar a evasão escolar.

Sobre a Educação Infantil, ficou definido o retorno no dia 5 de outubro, caso ainda esteja vigorando a bandeira laranja, para as famílias que optaram pelo retorno através da enquete pública realizada. Deverão retornar o Maternal, Pré A e Pré B. Também será realizada uma capacitação para todos os profissionais da educação, por uma enfermeira, sobre os protocolos sanitários a serem cumpridos durante o retorno, assim como cada escola realizará reunião com as famílias sobre os cuidados e providências a serem tomadas.

Postado em 23 setembro 2020 17:02 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop