TAPERA – Escola taperense entre as melhores escolas da rede pública do RS, segundo o Ideb 2019

Postado em 18 setembro 2020 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

As melhores escolas públicas do Rio Grande do Sul formam uma mistura heterogênea de cidades, redes e realidades. Há colégios municipais, estaduais e federais, desde unidades militares reconhecidas há anos até instituições de pequenas cidades gaúchas que não costumam figurar nas listas de destaques em educação. Envolvem alunos da Serra, da Capital, do Norte. São, enfim, o retrato de que há muitos bons – e variados – exemplos no ensino público do Estado.

O que permite que se chegue a tais conclusões é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na terça-feira (15) pelo Ministério da Educação (MEC). Divulgado a cada dois anos, o Ideb é um dos principais indicadores da qualidade do ensino público no Brasil, e permite que toda a sociedade acompanhe se determinada escola ou rede, seja ela municipal ou estadual, está assegurando o direito de aprendizagem dos estudantes.

Em geral, considerando o desempenho das redes pública e privada, o ensino gaúcho superou a média brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental, teve a mesma média nacional nas escolas de Ensino Médio e ficou abaixo do resultado brasileiro nos anos finais do Ensino Fundamental. Um desempenho intermediário, se comparado com o do restante do Brasil. Mas há vários exemplos positivos no Estado.

No Ensino Fundamental, o grande destaque é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, em Farroupilha, na Serra, que obteve o maior índice tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos finais (6º ao 9º ano). Farroupilha, aliás, é presença frequente nessas listas: aparece com escolas entre as 10 melhores desde o início do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio. Da rede federal, apenas os colégios militares de Porto Alegre e de Santa Maria constam no topo dessas listas no início da educação básica.

Já no Ensino Médio, destaque para os colégios Tiradentes da Brigada Militar, que aparecem em seis dos 10 primeiros lugares. O topo ficou com a unidade de Ijuí, única escola do Rio Grande do Sul a atingir índice superior a 7 no Ideb 2019. A qualidade do Ensino Médio nos colégios Tiradentes já havia despontado em outro levantamento, que apontou as escolas gaúchas com maiores médias no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A exigência de um minivestibular para entrar e a melhor condição financeira das famílias são as causas apontadas por educadores para explicar por que os colégios Tiradentes têm as maiores médias entre todas as escolas estaduais do Rio Grande do Sul.

Nesta edição do Ideb, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou apenas testes amostrais na rede privada, o que inviabilizou a divulgação de conceitos individuais para cada escola. O que se obteve das escolas particulares, assim, foi só o índice geral, como uma média de todas, e não o desempenho de cada uma, como foi possível aferir na edição anterior do levantamento.

AS 10 MELHORES ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO RS
Anos Iniciais – Ensino Fundamental

Anos Finais – Ensino Fundamental
Ensino Médio

Fonte: GaúchaZH

 

Postado em 18 setembro 2020 17:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop