Ministro da Educação reconhece risco, mas diz que por ele aulas voltariam amanhã

Postado em 18 setembro 2020 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Ministério prepara protocolo de biossegurança para retorno das aulas

Na manhã desta quinta-feira (17), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que, se dependesse dele, as aulas presenciais nas escolas de todo o país voltariam amanhã. No entanto, Ribeiro destacou que ainda “há riscos”.

“Se dependesse de mim, retornava amanhã, mas temos os riscos”, afirmou Milton Ribeiro a parlamentares, em sua primeira participação em uma audiência pública com deputados e senadores.

O ministro informou que está em formação um protocolo de biossegurança para a retomada do funcionamento das escolas, com foco na educação básica.

“É uma questão de segurança, não podemos colocar em risco as crianças e os adolescentes. Estamos trabalhando para o retorno o mais breve possível, para a gente pegar esse fim de ano e deixar a criançada animada para o ano que vem”, disse na Comissão Mista da Covid-19, que acompanha as ações do Executivo.

O parlamentar ainda destacou que o MEC enviará R$ 500 milhões em apoio a estados e municípios para a volta às aulas presenciais.

Sobretudo, Ribeiro ressaltou que a reabertura das escolas não depende só do MEC , e sim das condições de cada região em relação à pandemia.

“Se alguém quer saber a opinião do ministro, é esta, considerando ainda as questões de segurança”, ressalva. “Não podemos colocar em risco as crianças e adolescentes, e também os jovens das universidades”, disse.

No rol de medidas estão, por exemplo, diretrizes de higiene, número máximo de alunos por sala de aula, distanciamento mínimo e parâmetros para o preparo da alimentação escolar.

“Estamos trabalhando para retorno o mais breve possível, para a volta às aulas, para pegar este fim de ano e deixar as crianças animadas para o ano que vem”, afirmou em Comissão Mista da Covid-19, que acompanha as ações do Executivo.

Diário da Manhã

Postado em 18 setembro 2020 11:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop