PASSO FUNDO – Chama Crioula deverá ser acesa nos próximos dias

Postado em 09 setembro 2020 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A pandemia do coronavírus fez com que todas as tradicionais festas se adaptassem a uma nova realidade, seguindo diversos protocolos de saúde para garantir a segurança de todos. O mês de setembro é um mês especial para os gaúchos, onde as entidades tradicionalistas se mobilizam com programações especiais como cafés de chaleiras, rondas crioulas e finalizando com o desfile farroupilha. Neste ano, isso será bastante diferente.

A coordenadora da 7ª RT, Vanderleia Nervo, disse que as comemorações serão bem diferentes e as decisões estão baseadas na responsabilidade e comprometimento com a saúde. Ela explicou que no dia 07 de setembro tradicionalmente acontecia a fusão do fogo simbólico com a chegada da chama crioula, que era acendida em alguma cidade e trazida para a região pelos Cavalheiros do Planalto Médio. Segundo a coordenadora, a chama que era para ter sido acendida em Canguçu, foi transferida para 2021.

O MTG está avaliando com o Poder Público os protocolos para que seja realizada a geração da chama no município e a previsão é que isso seja feito em Passo Fundo no dia 12 de setembro. No entanto, hoje (08) essa definição deverá ser feita juntamente com a prefeitura.

Sobre as rondas, a coordenadora disse que serão bem restritas e que algumas entidades irão fazer o tradicional café de chaleira pelo sistema Drive Thru. O mesmo deve acontecer no dia 20 de setembro com o churrasco. De acordo com a coordenadora, muitos eventos virtuais estão sendo realizados pelas entidades para marcar a comemoração do mês do gaúcho.

Rádio Uirapuru

Postado em 09 setembro 2020 06:07 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop