PASSO FUNDO – Defesa Civil presta apoio a operação de conserto de barragem na Serra gaúcha

Postado em 03 agosto 2020 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Moradores das margens do rio das Antas em cinco cidades da Serra Gaúcha serão temporariamente removidos para o conserto de uma fissura na barragem Passo do Meio, em São Francisco de Paula. De forma preventiva a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta via SMS para os moradores de comunidades ribeirinhas ao longo do curso do rio das Antas para que entrem em contato com a Defesa Civil do seu município. O alerta foi enviado para moradores de São Francisco de Paula e outras dez cidades.

Falando na programação da Uirapuru, o Coordenador Regional da Defesa Civil para região de Caxias do Sul, o tenente-coronel – Sandro Carlos Gonçalves da Silva, disse que foi constatado que haviam 23 edificações, ou seja, residências, áreas de lazer e casas abandonadas. Destas, uma era de moradia regular e as demais eram moradias eventuais e de lazer.

A partir deste levantamento, o tenente-coronel contou que todas as edificações foram interditadas e a residência que havia moradores foi para um parente próximo. Conforme o tenente-coronel, quando essas situações acontecem os moradores são todos notificados e informados sobre os riscos de permanecer na localidade. Ressaltou que a organização contou com o apoio da Defesa Civil de Passo Fundo, através do Major Ricardo Mattei da coordenadoria regional.

Caso a barragem venha a romper a primeira comportaria, porém entre Passo do meio e Cavalinhos 1 não existe edificação. No entanto, o plano de emergência diz que todas as edificações que possam ser atingidas devem ser informados e alertados sobre os riscos da barragem.

Ponderou que a preocupação da Defesa Civil é com o concerto da fissura e, principalmente, fazer com que a empresa diminua o volume de água que consta no reservatório.

Créditos: Divulgação / Defesa Civil
Rádio Uirapuru

Postado em 03 agosto 2020 09:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop