Mãe é denunciada por assassinato e mais três crimes contra o filho

Postado em 11 julho 2020 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

No início da tarde desta sexta-feira, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) realizou uma coletiva de imprensa virtual para atualizar informações sobre o caso do menino Rafael Mateus Winques, morto na noite de 15 de maio, pela própria mãe em Planalto.

A mãe do menino, Alexandra Dougokenski, 33 anos, responderá por homicídio doloso, quando há intenção de matar. MPRS apresentou a denúncia, enviada nesta sexta-feira (10) ao Poder judiciário, em coletiva de imprensa por videoconferência. A promotora de Planalto Michele Kufner também denunciou a mãe por ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

O MPRS indicou quatro qualificadores para o homicídio doloso. Seriam eles, motivo torpe, motivo fútil, asfixia, e dissimulação e recurso que impossibilitou defesa da vítima.

Segundo o que restou apurado, nos dias que antecederam o crime, a denunciada Alexandra Salete Dougonkeski passou a se sentir paulatinamente incomodada com as negativas de Rafael em acatar suas ordens e diminuir o uso do celular e os jogos online, e a acreditar que tal comportamento colocaria à prova o domínio que precisava ter sobre os filhos, bem como que poderia refletir na subserviência apresentada pelo filho mais velho, de cuja pensão advinha o seu sustento, motivo pelo qual planejou uma forma de eliminar Rafael.

Para tanto, retirou da casa de sua genitora comprimidos de Diazepam e os deixou guardados até o momento oportuno para utilizá-los. Na noite do dia 14 de maio de 2020, após repreender Rafael, aos gritos, para que parasse de jogar, e fazer pesquisas na internet sobre o uso de substâncias tóxicas para diminuir a resistência das vítimas, como “Boa Noite Cinderela” e colírios, bem como após assistir a filmes de onde o prazer sexual era alcançado através de violência, asfixia e uso de máscaras, Alexandra decidiu matar o filho.

Assim é que, entre as 23h do dia 14 de maio de 2020 e as 00h30min do dia 15 de maio 2020, fez com que Rafael tomasse dois comprimidos de Diazepam, aguardando em seu quarto até que o medicamento fizesse efeito. Por volta das 2h, a denunciada, verificando que a resistência da criança estava reduzida em razão do medicamento, e, munida de uma corda, estrangulou Rafael até que sufocasse por completo, conforme o laudo de necropsia.

Após constatar que Rafael estava morto, Alexandra planejou uma forma de ocultar o cadáver e despistar as suspeitas que pudessem recair sobre si. Para tanto, vestiu o corpo do filho, pegou seus chinelos e o óculos e decidiu levá-lo até a casa vizinha onde sabia que existia um local propício à ocultação.

Alexandra vai responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar. A promotora de Planalto Michele Kufner também denunciou a mãe por ocultação de cadáver, falsidade ideológica e fraude processual.

Segundo a promotora Michele Kufner, o somatório da pena mínima dos crimes atribuídos à mãe pode fazer Alexandra pegar pelo menos 14 anos e meio de detenção. A condenação máxima, somando todos os agravantes e qualificadoras, pode chegar a 42 anos de reclusão.

Rádio Planalto

Postado em 11 julho 2020 07:22 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop