PASSO FUNDO – Mesmo com chuvas intensas apenas 30% da água na barragem da Corsan foi recuperada

Postado em 08 julho 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A região de Passo Fundo, que foi castigada por uma dura seca que nos deixou com níveis muito baixos de água, agora acumula bons volumes de chuva. No entanto, com os altos volumes de chuva a população pergunta se o fantasma da seca já nos deixou.

Em entrevista na Uirapuru o Superintendente Regional da Corsan, Aldomir Santi disse que a estiagem pela qual passamos foi muito severa e prolongada e resultou em deficit hídrico muito grande. De acordo com Santi, o município chegou a registrar mais de 500 milímetros de deficit hídrico.

Conforme o superintendente, de junho de 2019 até junho de 2020 apenas dois meses registraram chuvas acima da média projetada. Disse que a situação melhorou muito principalmente em maio e junho e a expectativa é que o mês de julho a média projetada se concretize.

Santi também falou que a expectativa é para que os meses de agosto e setembro também tenham as médias atingidas para repor os mananciais para que quando o verão chegar os reservatórios estejam em dia. Conforme o superintendente, a transposição da pedreira São José já foi suspensa. Já sobre a transposição do Rio Jacuí, Santi explicou que nos dias chuvosos o procedimento é desligado, mas ainda está acontecendo, pois a Barragem da Fazenda ainda está mais de dois metros abaixo do nível máximo.

De acordo com o superintendente as chuvas registradas foram boas, no entanto, não foi possível recuperar nem 30% do volume da barragem.

Rádio Uirapuru

Postado em 08 julho 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop