Pesquisa da UFRGS mostra velocidade diária da transmissão do Coronavírus em Passo Fundo

Postado em 06 julho 2020 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, através do seu Instituto de Informática, disponibiliza uma plataforma com dados referentes ao Coronavírus em todo o Brasil, podendo analisar a situação das cidades. Estes dados, porém, são baseados nas informações da Secretaria Estadual de Saúde. Em um quesito a plataforma mostra o Número Efetivo de Reprodução da doença(Rt). A plataforma é científica e toda em inglês, diferente do site específico para a pandemia montado pelo Estado.

Este dado chamado de Rt é a unidade de medida utilizada para projetar a velocidade do contágio do vírus pessoa/pessoa. Ele estima então para quantas pessoas um indivíduo contaminado é capaz de passar o vírus, que segue em multiplicação.

O Rt igual ou superior a 1 mostra que a transmissão da doença segue se espalhando fora de controle. O Rt igual a 1 significa que cada pessoa contaminada está transmitindo para mais uma pessoa. E sendo assim, 10 pessoas estão transmitindo para mais 10, e na multiplicação, que 100 pessoas estão transmitindo para mais 100. Porém, quando o Rt é superior a 1, a doença continua se multiplicando.

Por exemplo, um Rt de 1,5 significa que cada pessoa com a doença ativa está transmitindo para mais 1,5 pessoas e que 10 pessoas contaminadas transmitem para outras 15. Significa que 100 pessoas transmitem para mais 150. Quando o Rt é inferior a 1, não há, na teoria, expansão da doença, porque cada infectado não chega a contaminar outra pessoa e acaba se curando em 14 dias, na teoria.

Com base nos dados apresentados pela plataforma da UFRGS, o Rt de hoje (4 de julho) de Passo Fundo, é de 1,06. Isso significa que cada contaminado está, hoje, passando o vírus para outra pessoa. A questão, porém, é que o vírus segue em corrente, pulando de uma pessoa para outra e assim ganhando terreno.

Na análise de Rt correspondente a uma semana, no intervalo do dia 27 de junho (sábado) a hoje, dia 4 de junho (sábado) o Rt, que é atualizado diariamente e depende das confirmações dos exames, flutuou de 1,31 em queda para 1,06. Na plataforma de dados foi possível perceber o pico das contaminações em Passo Fundo, que ocorreu em 30 de maio, quando na ocasião o Rt ficou em 5,98. Isso quer dizer que, naquele dia, a velocidade de transmissão estava em uma pessoa contaminada passando para mais praticamente seis indivíduos. Reforça-se que são estimativas diárias com base nos casos confirmados informados pelo Estado.

Rádio Uirapuru

Postado em 06 julho 2020 10:06 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop