Sistema para abrigar dados de municípios da região vai auxiliar nas estratégias de combate ao Coronavírus, destaca secretária de Saúde

Postado em 06 julho 2020 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Associação dos Municípios do Planalto Médio (Ampla) e o Consórcio Intermunicipal do Planalto Médio (Ciplam) trabalham na criação de um sistema para abrigar dados dos municípios da região sobre o coronavírus. Ao todo, deverão ser contempladas informações de 62 cidades e 24 hospitais.

Falando na Uirapuru, a secretária de Saúde de Passo Fundo, Carla Beatrice Gonçalves, explicou que o observatório vai coletar os dados utilizados para a definição das bandeiras de distanciamento controlado do Estado. A associação contratou uma empresa que vai receber as informações e realizar uma simulação dos resultados para tentar prever qual bandeira poderá ser imposta.

A secretária afirmou que é importante essa união dos municípios para gerar informações de forma conjunta, para serem utilizadas a nível municipal e regional. Além disso será possível definir estratégias para o enfrentamento ao coronavírus para toda a região de forma homogênea, pois o que acontece em cada cidade da região, impacta nos demais.

Outro assunto abordado com a secretária Carla foi o uso da cloroquina em Passo Fundo no tratamento da covid-19. O medicamento vem sendo motivo de polêmica nas redes sócias, pois boatos de que ele estaria proibido na cidade surgiram e a discussão iniciou.

Segundo a secretária, o município segue o protocolo do Ministério da Saúde e as orientações do órgão em relação ao uso do medicamento. Carla explicou que a pasta realizou a compra de cerca de 15 mil comprimidos de hidroxicloroquina para abastecer o estoque da rede de saúde, pois o Ministério da Saúde ainda não realizou o envio do remédio.

Como o Ministério orientou a utilização do medicamento, a prefeitura optou por realizar a compra para disponibilizar aos pacientes que precisam, de acordo com orientação médica e consentimento do paciente.

Rádio Uirapuru

Postado em 06 julho 2020 06:12 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop