FORTALEZA DOS VALOS – Nota de Esclarecimento sobre casos de Covid-19 no município

Postado em 03 julho 2020 16:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Administração Pública Municipal de Fortaleza dos Valos vem a público prestar esclarecimentos em relação a um vídeo publicado no Canal Youtube, na data de 02 de julho de 2020, referente aos casos de COVID-19 confirmados no Município.

No dia 24/06/2020, compareceu na Unidade Básica de Saúde para atendimento uma cidadã, apresentando sintomas leves de síndrome gripal. Foi devidamente atendida, medicada e orientada a ficar em isolamento domiciliar, bem como a retornar caso os sintomas se agravassem.

Conforme orientação médica, em 26/06/2020, a paciente retornou para atendimento, agora com quadro clínico indicativo de contaminação pelo COVID-19, ocasião em que a equipe responsável pelo atendimento realizou a coleta de amostra de secreção de via respiratória para encaminhamento ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – LACEN.

No dia 29/06/2020, o LACEN concluiu o laudo, indicando positivo para COVID-19, sendo que, no mesmo dia, a paciente foi informada acerca do resultado.
No dia 30/06/2020, a Administração Municipal emitiu boletim atualizado com a informação de que havia sido confirmado o primeiro caso de COVID-19 no Município de Fortaleza dos Valos.

Após a confirmação do primeiro caso, visando evitar uma possível disseminação do vírus, bem como primando pela segurança dos profissionais que estão, diariamente, trabalhando na linha de frente do enfrentamento à pandemia, foram realizados testes rápidos nos funcionários lotados na Secretaria Municipal de Saúde, medida esta que já havia sido determinada anteriormente em reunião do Comitê Municipal de Saúde, para ser realizada quando houvesse o primeiro caso no Município.

A partir dos testes rápidos realizados – e para surpresa de todos – um dos servidores da equipe de saúde indicou positivo para o anticorpo IgG, o que indica que o paciente teve infecção anterior, que já está recuperado e que não possui risco de contaminação a outras pessoas.

Por tal motivo, foi realizado teste na esposa do servidor, a qual apresentou o mesmo resultado.

Assim, ambos os testes rápidos não indicaram infecção em fase aguda, fase na qual há risco de disseminação da doença e, segundo a equipe médica, não apresentam risco à população.

Independentemente do resultado dos testes, os dois casos confirmados através dos testes rápidos somente foram verificados após a confirmação do primeiro caso. O primeiro caso foi testado em 26/06/2020, enquanto que os outros dois foram testados em 30/06/2020.

Ou seja, em momento algum a Administração Municipal ocultou informações, muito pelo contrário, prestou-as à população assim que as soube, atuando com responsabilidade, eficiência e transparência.

Finalmente, ressalta-se que a Administração Municipal continuará a atuar de acordo com os protocolos indicados pelos órgãos de saúde.

Fortaleza dos Valos/RS, 03 de julho de 2020.

MARCIA ROSSATTO FREDI
Prefeita Municipal

JANICE BOCK OLIVEIRA
Secretária Municipal de Saúde

Postado em 03 julho 2020 16:32 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop