Conselhos Municipais de Educação da AMAJA se reuniram na sexta-feira

Postado em 29 junho 2020 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Na sexta-feira, 26/06, aconteceu a reunião virtual dos Conselhos Municipais de Educação da AMAJA, na qual houve a apresentação dos resultados da pesquisa feita pela UNCME-RS, com todos os municípios gaúchos, sobre atividades pedagógicas não presenciais e o processo de validação dessas atividades. Também foram apresentados os resultados da pesquisa da FAMURS sobre por qual etapa se deve reiniciar as aulas presenciais: 94% dos municípios se disseram contrários ao reinício pela Educação Infantil e 84% declararam que o reinício deveria ocorrer a partir dos anos finais.

Num segundo momento houve o estudo do caderno elaborado pela UNCME-RS – Orientações e recomendações aos sistemas municipais de ensino durante e pós-pandemia da Covid-19, que trata dos atos normativos a serem elaborados para a validação das atividades não presenciais, bem como sobre a orientação dos CMEs para as mantenedoras, quanto à elaboração do Plano de Ação, que deve ser apresentado e analisado pelo colegiado. O Plano de Ação deverá contemplar desde a busca ativa dos alunos que estão com dificuldades para realizar as atividades nesse período, até o planejamento das estratégias para a recuperação das aprendizagens dos alunos com maiores dificuldades. Também deverá ser analisada a forma de repactuação dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos inicialmente para 2020 e que poderão ser reorganizados dentro do percurso escolar dos anos letivos de 2021 e 2022, num continuum de aprendizagens para esse “ciclo emergencial”.

Nesse momento de excepcionalidade pelo qual a educação está passando, os Conselheiros Municipais de Educação tem se empenhado para acompanhar as discussões sobre os aspectos legais da educação e exarar atos normativos que orientem as escolas do Sistema Municipal de Ensino sobre como proceder diante desse novo contexto educacional, primando sempre pela oferta de uma educação de qualidade.

Postado em 29 junho 2020 17:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop