Aplicação de agrotóxicos na Argentina reduz nuvem de gafanhotos

Postado em 29 junho 2020 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Depois de dias de monitoramento, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) identificou com precisão a nuvem de gafanhotos que tem preocupado as autoridades do país vizinho e do Rio Grande do Sul. A partir da localização, distante 90 quilômetros a oeste de Curuzú Cuatiá, na província de Corrientes, houve aplicação de agrotóxicos com uso de aviões agrícolas.

— Conforme informações repassadas por um colega argentino, reduziu em 20% a nuvem com esse controle — diz Juliano Ritter, fiscal estadual agropecuário que acompanha a situação na fronteira do Rio Grande do Sul.

De acordo com Ritter, os órgãos argentinos programaram para este domingo (28) o controle químico terrestre.

Além das ações de combate com agrotóxicos, as condições climáticas têm favorecido a pouca mobilidade dos insetos.

— Continuamos monitorando, e o vento está auxiliando. Ontem, estava sudeste, e, hoje, soprando de leste. A temperatura de 5°C pela manhã reduziu a mobilidade deles — afirma.

Apesar da chance de os insetos se deslocarem para o Estado ter diminuído, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural continua vigilante.

— Com a condição de vento atual, a possibilidade de virem reduz, mas amanhã não sabemos. Tem que ser dia a dia — alerta Ritter.

Fonte: Gaúcha ZH

Postado em 29 junho 2020 15:01 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop