Pesquisa mostra que país tem sete vezes mais contaminados por coronavírus do que mostram estatísticas oficiais

Postado em 27 maio 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A primeira etapa de uma pesquisa coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostrou que o Brasil tem sete vezes mais casos de coronavírus do que apontam as estatísticas oficiais. O levantamento foi realizado durante uma semana, entre 14 e 21 de maio, para testar a presença da doença na população.

Isso quer dizer que em um grupo de sete pessoas com o coronavírus, apenas uma sabe que está infectada.

Das 15 cidades com maior prevalência de acordo com o levantamento, 11 estão na região Norte:

Na cidade de Breves, no Pará, 24,8%, ou seja, praticamente um quarto da população está ou esteve com coronavírus;
Em Tefé, no Amazonas, quase 20%;
Em Belém, mais de 15% tiveram a doença;
Em Manaus, 12,5%;
Em Macapá, quase 10%.

15 cidades com maior proporção da população com anticorpos segundo a UFPel
No Nordeste, Fortaleza e Recife têm os maiores índices de infectados.

Em São Paulo, 3% foram infectados. No Rio de Janeiro, 2%. Na região Sul, apenas Florianópolis apresentou prevalência superior a 0,5%.

Na região Centro-Oeste, a pesquisa não encontrou caso positivo nas 9 cidades estudadas, apesar de já existir casos e mortes confirmados.

Das cidades visitadas, 21 eram capitais. Os domicílios e as pessoas testadas foram escolhidos por sorteio. Os pesquisadores também analisaram a proporção da população que se contaminou em cada região do país.

10 capitais com percentuais mais altos da população com anticorpos e como é feita a pesquisa

O levantamento já teve três etapas concluídas no Rio Grande do Sul, sendo que a quarta etapa terá resultados divulgados nesta quarta-feira (27). Pesquisadores do Ibope, participantes do projeto, com equipamentos de proteção individual, foram a campo e fizeram 25.025 entrevistas. Aplicaram também testes rápidos para o coronavírus em 133 municípios de todos os estados do país, incluindo o Distrito Federal.

Em 90 cidades, conseguiram testar pelo menos 200 pessoas. Essa amostragem representa pouco mais de um quarto da população brasileira, com 54 milhões de habitantes.

A pesquisa mostra ainda que nas 90 cidades, a proporção de pessoas com anticorpos foi estimada em 1,4%, podendo variar de 1,3% a 1,6% pela margem de erro da pesquisa.

A partir dos resultados dos testes, os pesquisadores calculam que um total de 760 mil brasileiros nestas áreas foram infectados. Na véspera da pesquisa, os números oficiais apontavam, nestas 90 cidades, 104.792 casos confirmados do coronavírus, e 7,6 mil mortes.

Para o coordenador da pesquisa e reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, o número é preocupante e devem ser reforçadas as recomendações de isolamento social, devido às taxas crescentes da doença no Brasil.

Créditos: Daniela Xu/UFPel
G1

Postado em 27 maio 2020 10:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop