SELBACH – Comunicações da Paróquia São Tiago

1. Celebrações da Semana:
: Sábado, dia 23, às 18hs, na Matriz, missa da Ascensão;
: Domingo, dia 24, às 8hs e 30min, missa da Ascensão;
: Quarta, dia 27, às 7hs, missa na Matriz;
: Sexta, dia 29, às 16hs, missa dos doentes e idosos, na Matriz;
: Sábado, dia 30, às 18hs, missa na Matriz;
: Domingo, dia 31, às 8hs e 30min, missa na Matriz.

2. Dia Mundial das Comunicações Sociais: No dia da Ascensão do Senhor, todos os anos nossa Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Francisco escolheu para este o ano o tema: “Para que possas contar e fixar na memória. A vida faz-se história.” Fala sobre a importância do tema da narração de histórias, como meio de fixar mensagens boas.

3. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: É celebrada entre a Ascensão e Pentecostes. Somos convidados a viver a unidade em Cristo. Tem como tema: “Gentileza gera gentileza!” Inspirada no texto de Atos 28, 2, que traz o relato em que Paulo é gentilmente acolhido após o naufrágio.

4. Missas nas TVs Católicas, Redes Sociais e Rádios: Como não há missas e celebrações da Palavra abertas a todos, recomenda-se que se liguem nas Redes Católicas de Televisão e nas Redes Sociais para acompanhar missas, oração do terço e boas reflexões. O fato de não ir na missa não nos dispensa da oração. Nos domingos temos também a missa nas Rádios.

5. Novas orientações da Arquidiocese: Em regiões de bandeiras amarela ou laranja, poderão ser celebradas missas, com público de no máximo 25% da capacidade do templo. Mas, antes, é preciso observar as orientações dos decretos do Município. Em Selbach, pelo atual decreto, são proibidas celebrações de missas e/ou cultos, com a participação do público.

6. Maio – Terço em Casa: O Papa Francisco escreveu uma carta sugerindo que no mês de maio seja rezado o Terço nas Casas, nas Famílias. O Terço pode ser rezado individualmente ou em família. E sugeriu que o Terço seja rezado com toda a simplicidade. Aceitamos o desafio?

7. Pastoral da Saúde: Neste mês de maio a Equipe Paroquial da Pastoral da Saúde fará atendimento na Sala da Pastoral da Saúde uma vez por semana, todas as terças-feiras, às 14 às 17hs. Pede-se que venham com máscara.

8. Atendimento na Secretaria da Paróquia: Há atendimento normal na Secretaria da Paróquia, com restrições. O atendimento será individual, com apenas uma pessoa na sala da Secretária, com uso de máscara e deverá ser breve, apenas o essencial. A Secretária, ou atendente, deverá usar máscara. Insistimos que pagamento de Dízimo deve ser deixado de lado, por enquanto e intenções de missas podem ser anotadas pelo telefone ou Redes Sociais.

9. Visitas aos doentes e idosos: Há uma recomendação especial para que se evitem visitas às pessoas mais vulneráveis: doentes e idosos, tanto nas casas como nos Hospitais. Os Ministros também não farão visitas.

10. Salões e Bares das Comunidades: Neste período de cuidados com o Coronavírus, o ideal é não abrir bares e salões das Comunidades. E continuam proibidos jogos esportivos, bolão e bochas, como também festas ou jantas.

11. Celebração de Batizados: Ainda não temos definição de data para a celebração de batizados na Matriz, pois é uma celebração com aglomeração de pessoas. Nova data será agendada quando tudo voltar à normalidade.

12. Capelinha de Nossa Senhora: Por enquanto as Capelinhas não estão sendo levadas de casa em casa. A Capelinha deve ficar na família onde está agora, até que tudo volte à normalidade. O importante é que se reze nas famílias.

Pensamento da semana, de Mahatma Ghandi: “A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e o amor!”

Pe. Aloísio – Pároco