SELBACH – Resumo da última sessão da Câmara de Vereadores – 11.05.2020

Postado em 13 maio 2020 16:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

A Câmara Municipal de Vereadores esteve reunida no dia 11 de maio de 2020, onde os Edis apreciaram as seguintes matérias:

PROJETO DE LEI
PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 015/2020: Dispõe sobre a Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público de Agente de Combate Às Endemias e dá outras providências. APROVADO

PROJETO DE LEI N.º 016/2020: Autoriza o Poder Executivo de Selbach doar Bens Imóveis (terrenos urbanos) e dá outras providências. APROVADO

EXPLICAÇÕES PESSOAIS:
VEREADORA DÓRIS SCHNEIDER (MDB): 13 de maio de 1966, data em que foi oficialmente instalado o nosso município, e nesses 54 anos de instalação muito já se viveu. Manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto em ser servidor público desta terra, onde contribuo com o meu trabalho para fazer deste município um lugar digno e acolhedor. Comemorar a instalação de nosso município me faz entender a força que unifica o nosso povo. Preciso agradecer aqui a todos os prefeitos e vereadores que já estiveram frente a este município, pensando e planejando o crescimento e o desenvolvimento desta terra. Acredito que temos aqui uma missão a ser cumprida, a missão de construir no presente oportunidades para o futuro e lutar a cada dia para também deixarmos nosso legado de desenvolvimento social e econômico, além de dignidade para as futuras gerações. Parabéns povo Selbachense por mais um ano de história. Dia das Mães é beijo, abraço, amor. Também pode ser saudade. No entanto, os encontros típicos dessa data em tempos de pandemia puderam ser um desafio que nos instigaram a descobrir outras formas de estar presente, e com certeza foi, no dia de ontem, dia de se reinventar, para homenagear as nossas queridas mães. Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… À ela devemos nossa vida pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. Mãe é sinônimo de amor e bondade. Feliz Dia das Mães mesmo que atrasado a todas as mães de nossa comunidade. Obrigada!

VEREADORA TERE BRAUM (PP): Como ontem era o dia das mães, queria deixar uma mensagem para elas, mãe é a palavra mais bela que existe, seja na língua que for, pois mãe é sinônimo de amor, dedicação e conforto, feliz dia das mães para todas as mães guerreiras, trabalhadoras, lutadoras, para todas aquelas que geram uma vida e para todas que cuidam destas vidas, pois mãe não é apenas a que gera, mas principalmente a que ama, cuida, dá a felicidade, se sacrifica diariamente pelos filhos. Mãe é aquela pessoa que trabalha sem descanso, o tempo todo, que tem capacidade de curar uma dor, com seu próprio amor, assim as mães maravilhosas é a razão de estarmos aqui, elas merecem o nosso amor, respeito, homenagem, não apenas hoje, mas em todos os dias de nossas vidas. Feliz dia das Mães atrasado, mas com muito amor e carinho a todas as mães de nosso município.

VEREADOR CLAUDINHO ALVES (PP): Quero lembrar que ontem foi dia das mães e dizer que ser mãe é assumir de Deus uma vocação, um dom da criação, e também do amor incondicional que dá aos seus filhos, deixo meu abraço na condição de vereador a todas as mães do nosso município. Lembramos também 13 de maio, instalação do nosso município Selbach, lembramos do primeiro interventor Beno Ely, que foi interventor federal, primeiro gestor do nosso município, parabéns ao nosso município. Lembramos também dos projetos aprovados hoje a contratação de agentes de combate as endemias de caráter temporário, é uma necessidade e prioridade quando se trata de saúde pública e temos que ter pessoas sempre a frente dos problemas, sobre os três títulos dos terrenos, duas famílias vão adquirir bens imóveis em Arroio Grande no loteamento, Tiago Muller e Anderson Sott, lembramos que não é bem uma doação, afirmando aquilo que o presidente Rudi colocou, a grande justificativa que se tem, que trata-se de uma decisão civil ajuizada pelo ministério público. Temos grandes necessidades no nosso distrito, pessoas bem carentes que precisam do apoio do legislativo, na condição de adquirir seu terreno para ter sua casa. Quero lembrar ao pessoal das obras, que na rua Jacob Müller, próximo ao bairro Müller, está desmoronando todo o calçamento e os cordões, para passarem lá e fazer uma avaliação, para que possa ser recuperado com uma maior urgência.

VEREADOR MANO NICOLA (MDB): Já comentamos dos projetos, 015/2020 processo simplificado que vem para repor uma vaga, de um colega que fez um trabalho muito bem feito como já citado pelos colegas. E o 016/2020 a doação dos três terrenos. Primeiramente dar os parabéns as mães pelo seu dia ontem, mesmo atrasado, uma passagem de dia das mães diferente para muitos, que muitas não conseguiram receber o abraço de seus filhos, ou estar junto deles por esse atípico que vivemos, mas diante de todos os comentários é melhor mandar um abraço on-line do que pessoalmente. E 13 de maio aniversário de instalação do nosso município, 54 anos, muito se fez nesses 54 anos e muito se tem a fazer pelo nosso município, parabéns a quem passou pela administração sendo prefeito ou vereador e a quem vai passar ainda. Eu pediria a fosse encaminhada a administração a possibilidade de fazer um estudo para a questão do parcelamento do alvarás, nós tivemos a pouco tempo atrás uma lei onde foi feito o parcelamento do IPTU e do ISSQN, e os alvarás ficaram fora, então que se fizesse um estudo através da administração para que os alvarás entrassem junto nesse parcelamento, sabemos que é um ano atípico, onde reduziu muito os serviços de quem paga o alvará, então se puder se fazer um parcelamento eu acredito que ficará bom para todos, o dinheiro vai entrar nos cofres do município mesmo que seja parcelado, hoje não é permitido, tem que entrar em dívida ativa, então que a administração faça esse estudo, que se encaminhe um oficio solicitando esse estudo. Outra questão que eu venho lendo a dias e causa um pouco de preocupação, é a nossa RS 223, ela começou com obras a um ano, um ano e pouco atrás e até hoje não terminou, eu vou citar só de Tapera a Ibirubá, só esse nosso trecho, e não se terminou, a gente sabe que hoje as obras estão paradas por causa da pandemia, mas não é desculpa, as partes que estão prontas, principalmente nas terceiras pistas o asfalto está todo baixo, que se mande um oficio para a secretaria estadual de obras, para o secretário Juvir Costella, para que se termine estas obras, que a poucos dias atrás aconteceu um acidente na ponte que não foi fatal, graças a Deus, tudo por desnível da pista, que as câmaras comecem a cobrar de modo diferente para que sejamos atendidos, porque foram feitos vários pedaços e não sei porque não começa e terminam, foi feito picado, eu acredito e espero que se tenha uma garantia da empresa que fez, que é o mínimo que se pode cobrar, que se mande um oficio, que se receba uma resposta, e que o mais breve possível se retorne estas obras, porque o nosso transito está cada vez mais pesado nesse trecho, e graças a Deus acidentes graves não tem acontecido, melhor cobra e prevenir, do que amanhã ou depois chorar por alguma coisa.

VEREADOR MICHAEL KUHN (PP): Primeiramente colocar da comemoração do dia 13, quarta-feira, 54 anos de instalação do município, nossa eterna gratidão e o nosso respeito a comissão emancipacionista, ao primeiro interventor federal, saudoso Beno Ely, a todos os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores que muito contribuíram ao longo destes 54 anos de história do município de Selbach. Também a minha homenagem as mães do nosso município, deste mundo a fora, num momento tão atípico que vivemos, principalmente as mães na linha de frente do combate ao coronavírus, das mães que perderam seus filhos, das mães que enfrentam dificuldades, das mães desempregadas, enfim de todas aquelas mães que passam dificuldades, das mães guerreiras neste momento tão delicado, o meu reconhecimento. Colocar sobre o projeto em que aprovamos a contratação para a continuidade do trabalho do agente de endemias, e colocar aqui a forma muito responsável de como conduzia o trabalho, o funcionário Bruno da localidade de Arroio Grande, e esperamos que esse trabalho se dê com a mesma competência com que ele fez neste período de um ano, e assim a importância do trabalho de todos os agentes de saúde que fazem um elo importante entre as famílias com a secretaria da saúde. Sobre a doação de dois terrenos na área habitacional, num total de 10 terrenos do distrito de Arroio Grande, hoje ainda restam 8 terrenos lá vereador Claudinho, e desta forma uma luz as famílias, principalmente do distrito de Arroio Grande, que precisam do apoio do poder público, que precisam de um empurrão para conseguir ter o seu lote, para construir e ter a sua casa própria, ainda há 8 lotes disponíveis e aguardamos a forma como o poder público fará essa distribuição, mas assim ali se vê uma oportunidade para 8 famílias melhorarem e terem a oportunidade de sua casa própria. Enquanto isso, moradores próximo a esta área solicitam que o poder público faça uma limpeza, eu verifiquei nos últimos dias, e se encontra em uma situação de abandono, em virtude de um trabalho que não se concluiu, hoje existem galhos, tocos que foram desenterrados ali, e infelizmente ficou, causando assim uma situação de abandono, que o setor de obras veja essa possibilidade com urgência, para se criar um ambiente mais limpo nesta área habitacional, nestes 10 terrenos próximo a escola, a casa mortuária e ao campo do Cacique na localidade de Arroio Grande. Vereador Claudinho, eu acompanho, assim como acompanho o vereador Rudi, o trabalho árduo com o deputado federal Pedro Westphalen, com o deputado federal Gerônimo Görgen, é neste momento de crise, neste momento de combate a pandemia, que nós ainda conseguimos recursos dos nossos representantes políticos, de repente não temos hoje a confirmação, mas nós sabemos que as coisas estão andando para logo ali, nós ainda darmos uma parcela de contribuição neste momento delicado em que vive, não só o nosso município, mas também o estado, nossa nação, agora dentro das nossas possibilidades é uma forma de cobrarmos aqueles a quem nós representamos, aqueles em quem as pessoas do nosso município depositaram a sua confiança, agora lutarmos também e mostrarmos a nossa força perante aos nossos agentes políticos. Para conclui dizer que não podemos afrouxar as medidas quanto ao combate ao coronavírus, o nosso trabalho aqui, especial no município de Selbach, de distanciamento e quem puder continuar ficando em casa, graças a Deus ainda estamos ilesos, sem nenhum caso em Selbach, que consigamos ser desta forma ser modelo, se ainda não temos consigamos conduzir da melhor forma possível para sairmos lá na frente como modelo de pessoas, comunidade e município que soube enfrentar com responsabilidade este momento de combate a pandemia do coronavírus. Obrigado!

VEREADOR MÁRCIO SEIBEL (MDB): Gostaria hoje de deixar uma homenagem, que foi ontem, mãe, mãe é flor, é perdão, é sorriso. Mãe é bondade, é calma, é abrigo. É a sombra, o canto, o sabor do mel. É brisa, é poesia, as estrelas do céu! Mãe é conforto, sofrimento, é verdade. Mãe é refúgio, é dor, é saudade. Mãe é a cantiga de ninar mais garrida! Mãe é razão, é o sentido da vida. Feliz dia das mães para todas as mães do nosso município e de toda a nossa região. Na sessão passada falei sobre a instalação das lâmpadas de LED no nosso município, onde já estão acontecendo, com uma melhora na iluminação de toda a nossa cidade. Gostaria também de parabenizar toda a população selbachense que está se cuidando com relação ao coronavírus, onde em nosso município não temos nenhum caso, sendo que em municípios vizinhos já existem casos, então que a gente continue se cuidando, trabalhando com responsabilidade, usando máscara e álcool gel. Para finalizar parabenizar o nosso município pela passagem de mais um ano de história, dia 13, quarta-feira, onde todos os munícipes estão de parabéns. Muito obrigado!

VEREADOR ARLEI WILLIG (MDB): Hoje gostaria primeiramente de parabenizar todas as mães de nosso município, mães batalhadoras, lutadoras, e quantas mães que são mães e pais, que criaram seus filhos com muita responsabilidade, então quero deixar o meu abraço e os parabéns. Gostaria também de parabenizar a secretaria da saúde do nosso município, que fez uma blitz educativa, que mostrou como devemos usar as máscaras, esteve em todas as entradas do município, para verificar de onde vinham as pessoas, e quem não estava usando máscara, foram doadas para poderem entrar no nosso município, dizer também da preocupação de como vem gente de fora para cá, mesmo com essa pandemia, é muito preocupante o enorme volume de pessoas que vem de fora para fazer negócios aqui, e que podem trazer o coronavírus, quem pode fique em casa que uma hora isso vai passar. Falar também sobre a troca da iluminação, onde cerca de 60% das lâmpadas já foram trocadas, vimos a melhora que há em nosso município, com isso a melhora virá para o consumidor final que é o povo, nós que pagamos a taxa de iluminação, então ficará mais econômico e baixará o valor da taxa de iluminação, e dizer que a iluminação melhorou e que clareou nossas ruas. Parabenizar também o nosso município pelos 54 anos, e parabenizar todas as pessoas que lutaram pelo nosso município para deixar ele como está hoje. Muito obrigado!

VEREADOR RUDI SEGER (PP): Eu queria reportar vereadora Dóris referente as suas colocações na sessão passada, para lhe dizer, que era isso que eu queria muito ouvir, como estaria funcionando a educação do nosso município, mais especificamente das escolas municipais, e fiquei muito entusiasmado e feliz, que estejam sendo desenvolvidas atividades de forma insistente, todos os dias os alunos trabalhando em casa, mas mesmo assim, e ai nós não podemos fazer nada, de que a situação é esta ai, mas mesmo assim a gente se preocupa, eu a senhora e outros também, certamente os pais e os próprios professores também, como vai ficar tudo isso até essa epidemia passar, naturalmente que estas crianças estão em casa, estão bem protegidas em casa, mas elas deveriam, se tivéssemos essa possibilidade, mas não temos devido a esta pandemia, o processo de aprendizado vai ser interferido, que os pais fiquem em cima de seus filhos, deem uma atenção, não adianta só a escola mandar, e os filhos talvez por não haver uma obrigação maior em fazer, não façam essas atividades, que ali na frente, independentemente da situação, que se ache uma saída muito boa para a educação, se o nosso saudoso vereador Chacrão estivesse aqui, certamente e possivelmente ele estaria aqui nesta câmara como vereador, ele hoje falaria do dia 13 de maio, tenho certeza absoluta, ele fez parte também da história da sua forma, o Chacrão era do tipo visionário, ele dizia aquilo que lhe passava na cabeça, aquilo que ele achava, são pessoas importantes, lideres, ele certamente iria falar do nosso passado, porque o Chacrão tem mais ou menor a minha idade, e possivelmente falaria que nós passamos, exceto a ocupação do nosso município, o resto nós participamos praticamente, é meio século atrás, são 54 anos, e a gente acompanhou quase tudo, a questão de desenvolvimento, não é só uma questão da ética política, não dá pra ver o desenvolvimento de Selbach só sobre o foco daquilo que as administrações, lideranças políticas fizeram, porque quem viu os ônibus, os velhos Alfaromeus, sabe o quanto se deu de diferença até hoje, em todos os setores, eu começaria a dizer até na miscigenação, há uma mistura bonita no nosso município, espetacular, o pessoal que veio de fora a uns 30 – 40 anos, e houve uma misturança linda, hoje nós temos um povo selbachense, tanto que nós nos desenvolvemos como município, que em dado momento se dizia em outros municípios, diz um nome feio, e diziam Selbach, hoje não, hoje Selbach é conhecida em todo o estado, Brasil a fora, um município bom de se viver, o progresso que está ai, eu acho que nós devemos atribuir é ao povo, consideramos o povo do interior, o quanto teve de desenvolvimento, desde o nosso tempo Tere, em que nós íamos om os bois arando a terra até hoje, graças a eles, pelas lutas deles. Aqui no comercio na cidade também, ao pobre, ao rico, ao preto, ao branco, esses que fizeram o nosso município, a esses que eu quero parabenizar, porque vereadores, ai sim há uma expectativa muito boa em relação ao nosso município, um município com 5 mil habitantes, e uma área em torno de 176km² só, e olha o desenvolvimento que nós fizemos, quando nós queríamos fazer a nossa independência, tivemos que pegar uma parte de Colorado para fazer, não tínhamos nem habitantes que chega, hoje temos 5 mil, e olha outros municípios, 5 mil habitantes e bem desenvolvida. Um abraço a todas as mães. Obrigado!

Postado em 13 maio 2020 16:15 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop