PASSO FUNDO – Economista projeta primeiros sinais de melhoria a partir de setembro e retomada econômica somente para 2021

Postado em 08 maio 2020 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

O Governo Federal pretende imprimir dinheiro diante da situação em que não tem mais recursos. Isso sempre foi uma dúvida das pessoas. Se o governo não tem dinheiro pra ele mesmo, por que não imprime? Porém, economistas nunca defenderam esta prática. Mas então quais os impactos disso?

Para falar sobre o assunto, a Uirapuru conversou com o professor de Economia, Julcemar Zilli, que destacou os riscos e fez uma análise da situação. Conforme ele, imprimir dinheiro e lançar no mercado era uma tática muito usada até os anos 80, quando o país precisava investir em infraestrutura. O governo, na verdade, compra títulos federais das pessoas que os possuem, pagando em dinheiro. Com isso, entra mais recursos e a economia gira. Porém, Julcemar alertou que o governo acaba ficando com uma dívida pública maior por conta das despesas e isso pode impactar diretamente nos juros cobrados em todo o país.Hoje a taxa de juros está em 3%, a menor de toda a história.

O economista explicou que, se o juro despencar ainda mais, a economia não gira, pois não há mais vantagem em emprestar dinheiro. Imprimir dinheiro e aumentar os juros é uma tática para reverter isso. Porém, nem tudo é ruim. Ao ter juros baixos, como 3%, o empresário pode contrair empréstimos para criar empresas, pagar dívidas e construir. No entanto, a tendência mostra que a economia vai começar a melhorar somente a partir de setembro, com retomada do pequeno crescimento em 2021.

O economista projeta uma mudança forte no comportamento das pessoas e nas vendas, migrando cada vez mais pro sistema online e gastando menos, presando refeições mais em casa e temeroso com mudanças bruscas que podem ocorrer.

Créditos: Reprodução/Internet
Rádio Uirapuru

Postado em 08 maio 2020 15:03 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop