Primeira parcela do auxílio emergencial já beneficiou 55 milhões de brasileiros

Postado em 08 maio 2020 10:04 por JEAcontece
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Caixa Econômica Federal pagou R$ 35 bilhões, conforme superintendente de rede, Eduardo Rochemback

A Caixa Econômica Federal praticamente encerrou o pagamento da primeira parcela do Auxílio Emergencial do Governo Federal destinado a beneficiários do Bolsa Família, a trabalhadores informais, microempreendedores individuais e autônomos. Durante entrevista à Rádio Diário AM 780 de Carazinho, o superintendente de rede da Caixa, Eduardo Rochemback anunciou que pouco mais de 50 milhões de brasileiros sacaram os valores que variaram entre R$ 600 e R$ 1.800. O montante pago pelo banco chega a R$ 35 bilhões.

“Coube a Caixa esta missão nobre do pagamento do Auxílio Emergencial que foi definido em lei. Quase todos que solicitaram e tiveram direito reconhecido já fizeram o saque. Agora aguardamos a definição do calendário para pagamento da segunda parcela”, citou.

FILAS
Sobre a formação de filas em algumas agências, Rochemback declarou que a Caixa desenvolveu funcionalidades para evitar a situação, como a criação de aplicativos para facilitar o cadastramento e a movimentação dos valores e que estes foram melhorados ao longo do processo. Neste sentido, há expectativa que para a segunda etapa as filas sejam bem menores.

“O escalonamento do pagamento foi feito justamente para evitar aglomerações. O aplicativo Caixa Tem oferece a possibilidade de pagamentos com o benefício sem precisar sacara o dinheiro. O cidadão pode pagar água, luz, telefone até boletos. Ele também funciona para transferência de valores para outras contas, sem a necessidade de ir ao banco”, exemplificou.

Quem não teve como operar o processo pelo aplicativo teve de recorrer à uma agência. “Como tínhamos previsão, a Caixa criou o calendário para que não tem o aplicativo e precisou ir até a agência para a geração do código de saque. Este processo fez com que na semana passada e nesta houvesse formação de filas nas unidades. Aprimorando o processo, já não tínhamos fila por volta das 9h30min da manhã. Acreditamos que o próximo escalonamento poderá as diminuir ainda mais”, projetou.

Segundo Rochemback, existe a expectativa, neste sentido, que o calendário de pagamento da segunda parcela seja mais espaçado. “Ainda não sabemos se será na mesmo modelo do primeiro, com dois meses de aniversário a cada pagamento, ou se um mês por vez, para preservar a condição de não aglomeração de pessoas”, comentou.

Operando o aplicativo
O superintendente explicou que quando baixou o aplicativo, o cidadão cadastrou uma senha de acesso que valerá até encerrar o pagamento. A cada parcela, no entanto, ele precisa gerar um código de pagamento que possui validade de no máximo duas horas.

“Então se a pessoa sai de casa com a intenção de sacar o seu benefício, ela se aproxima de uma lotérica, por exemplo, ela gera o código no aplicativo e imediatamente vai até o terminal para fazer o saque. Tivemos relatos de dificuldade de geração então a Caixa contratou empresas de ponta na tecnologia para melhorar a performance do sistema. Já está disponível uma nova versão mais ágil”, declarou.

Se depois desse processo, o usuário ainda não conseguiu sacar o valor, a orientação é procurar uma agência para pedir auxílio aos empregados da Caixa estão habilitados para este fim. A expectativa, segundo Rochemback, é que devem ser pagos no total mais de R$ 100 bilhões de Auxílio Emergencial.

Outros serviços ofertados
Além de ser a responsável por fazer o pagamento do Auxílio Emergencial, a Caixa continua operando com outros serviços considerados essenciais neste momento de pandemia. Aqueles relacionados com o FGTS são alguns deles.

“O trabalhador demitido sem justa causa precisa do fundo para sua manutenção. A Caixa também criou funcionalidades para que a pessoa movimente estes valores remotamente. Pode ser através do aplicativo, onde ele consegue transferir os valores para uma outar conta que ele movimente, se assim preferir. Também pode fazer o saque no autoatendimento ou na agência”, informou o superintendente.

Em relação aos financiamentos habitacionais, aqueles que o possuem podem solicitar, também via aplicativo, a pausa no seu pagamento. “A pessoa pode ter a sua renda diminuída neste período então há a possibilidade de solicitar a pausa no pagamento de até três prestações, com possibilidade de incorporação de outras em atraso”, mencionou.

Ainda dentro deste universo a Caixa ainda possui linhas de crédito para auxiliar empresas e uma linha especial ofertada através de uma parceria com Sebrae que dispensa a apresentação de garantias.

Diário da Manhã

Postado em 08 maio 2020 10:04 por JEAcontece
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