TAPERA – A Festa de Maio 2020

Postado em 06 maio 2020 11:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Uma festa sem presença física concentrada para celebrar juntos! Mas os devotos e fieis estiveram unidos e juntos pela fé e devoção. A tecnologia proporcionando a aproximação das pessoas, unindo os devotos pelo coração e pela emoção.

Neste ano de 2020 a novena nos apresentou um aspecto diferente, um aspecto singular e proporcionou à comunidade católica vivenciar a festa da padroeira Nossa Senhora do Rosário da Pompeia de uma forma inusitada: de casa, porém, com entusiasmo e devoção quando as famílias tiveram a oportunidade ímpar de realizar a experiência da Igreja Doméstica. Durante as nove noites a celebração chegava em muitos lares, transmitindo a Palavra, orando.

As celebrações foram presididas pelo padre Oswaldo, com a participação do teólogo Júlio César de Ávila, pelos noveneiros e integrantes do grupo de animação que se revezaram, porém, com a igreja vazia, mas dando a impressão de estar lotada.

No domingo, a carreata com a imagem da padroeira percorrendo as ruas da cidade foi um momento emocionante: a Mãe indo ao encontro de seus devotos.
Aqui podemos registrar dois momentos distintos acontecidos em novenas. Segundo o livro tombo da paróquia, em 08 de maio de 1945, quando acontecia a festa, já no final da tarde, o povo também recebeu a notícia do término da Segunda Guerra Mundial. Mesmo com tantas vidas ceifadas, aqui aconteceu foguetório e os sinos dobraram a melodia da paz, com o povo nas ruas celebrando o fim dos conflitos.

Hoje, 2020, 75 anos depois, a situação é totalmente diferente. Todos em casa por motivo de uma pandemia, porém, lamentando a perda de muitas vidas.


ALCIDES JOSÉ ARNHOLD
Pastoral da Comunicação

 

Postado em 06 maio 2020 11:04 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop