SELBACH – Manifestação da vereadora Dóris Schneider sobre educação na tribuna

Selbach (RS), 27 de abril de 2020

Senhor Presidente
Colegas vereadores
Comunidade Selbachense que nos acompanha em seus lares
Boa noite…

Devido à pandemia, de um dia para outro, a educação teve que se reestruturar e se transformar. Essas transformações mudam a organização, não somente das escolas, como das famílias.

Os professores e os pais estão se reinventando… escolas fechadas… pais que precisam trabalhar, professores que precisam se reorganizar e preparar aulas que sejam acompanhadas e coordenadas pelas famílias…

E nosso município? Como tudo isso afetou a educação por aqui? Preocupados com a qualidade na educação, organizamos a rede municipal da seguinte forma:

Na educação infantil, pré, nível I e II, foram criados grupos de WhatsApp, para passar diariamente atividades planejadas pelos professores titulares, volante e oficineiros (dança e inglês), para os grupos de pais. Os pais estão recebendo atividades diversificadas para desenvolverem com seus filhos.

No ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, as atividades são encaminhadas semanalmente ou quinzenalmente para os alunos da seguinte forma: os professores realizam os planejamentos, encaminham para o coordenador pedagógico da escola, que avalia as atividades e faz cópias para cada aluno. Após é marcado um dia da semana na escola, onde são recolhidas as atividades já realizadas pelos alunos e encaminhadas novas. Há também um grupo de WhatsApp por turma, para esclarecer as dúvidas que os alunos apresentam. Os professores estão disponíveis e respondem às perguntas, conforme, o horário semanal.

Na rede estadual, os professores também continuam trabalhando. Atividades são encaminhadas aos alunos, através de um dia marcado com as famílias para entregar e retirar material na escola.

Tudo isso tem sido um reconstruir, reinventar, tanto por parte dos alunos, quanto por parte do professores, que precisam planejar aulas diferentes e que através do uso do WhatsApp tentam sanar as dúvidas dos seus alunos.

E as famílias? São as grandes protagonistas dessa transformação, pois além de terem sua rotina diária de trabalho, têm o compromisso de acompanhar e coordenar as atividades propostas pelas escolas.

Acredito que a maior transformação está ocorrendo dentro de cada um de nós. Precisamos nos preparar para o que ainda vem por aí, e uma coisa é certa, o mundo não será mais como antes, por isso, siga as orientações da secretaria da saúde, se proteja.

Também não podemos esquecer que dia 1º de maio é o dia do trabalho. O trabalho é a busca da respiração, do conforto e da sobrevivência. O trabalho conforta, alegra e possibilita a conquista das nossas realizações. Que neste Dia do Trabalhado possamos comemorar juntos nossas conquistas atuais e das muitas que ainda virão, parabéns a todos os trabalhadores de todos os setores da sociedade.

Mas neste 1º de maio, os meus parabéns vão principalmente ao trabalhadores da saúde que estão diuturnamente se expondo e fazendo a frente nesta pandemia, e também aos profissionais da educação, que estão se reinventando a cada dia, para encaminhar atividades prazerosas e diversificadas.

É um ressignificar, reinventar e renascer para todos.

DÓRIS SCHNEIDER – vereadora e professora