SELBACH – Manifestação da vereadora Dóris Schneider sobre educação na tribuna

Postado em 02 maio 2020 06:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Selbach (RS), 27 de abril de 2020

Senhor Presidente
Colegas vereadores
Comunidade Selbachense que nos acompanha em seus lares
Boa noite…

Devido à pandemia, de um dia para outro, a educação teve que se reestruturar e se transformar. Essas transformações mudam a organização, não somente das escolas, como das famílias.

Os professores e os pais estão se reinventando… escolas fechadas… pais que precisam trabalhar, professores que precisam se reorganizar e preparar aulas que sejam acompanhadas e coordenadas pelas famílias…

E nosso município? Como tudo isso afetou a educação por aqui? Preocupados com a qualidade na educação, organizamos a rede municipal da seguinte forma:

Na educação infantil, pré, nível I e II, foram criados grupos de WhatsApp, para passar diariamente atividades planejadas pelos professores titulares, volante e oficineiros (dança e inglês), para os grupos de pais. Os pais estão recebendo atividades diversificadas para desenvolverem com seus filhos.

No ensino fundamental, anos iniciais e anos finais, as atividades são encaminhadas semanalmente ou quinzenalmente para os alunos da seguinte forma: os professores realizam os planejamentos, encaminham para o coordenador pedagógico da escola, que avalia as atividades e faz cópias para cada aluno. Após é marcado um dia da semana na escola, onde são recolhidas as atividades já realizadas pelos alunos e encaminhadas novas. Há também um grupo de WhatsApp por turma, para esclarecer as dúvidas que os alunos apresentam. Os professores estão disponíveis e respondem às perguntas, conforme, o horário semanal.

Na rede estadual, os professores também continuam trabalhando. Atividades são encaminhadas aos alunos, através de um dia marcado com as famílias para entregar e retirar material na escola.

Tudo isso tem sido um reconstruir, reinventar, tanto por parte dos alunos, quanto por parte do professores, que precisam planejar aulas diferentes e que através do uso do WhatsApp tentam sanar as dúvidas dos seus alunos.

E as famílias? São as grandes protagonistas dessa transformação, pois além de terem sua rotina diária de trabalho, têm o compromisso de acompanhar e coordenar as atividades propostas pelas escolas.

Acredito que a maior transformação está ocorrendo dentro de cada um de nós. Precisamos nos preparar para o que ainda vem por aí, e uma coisa é certa, o mundo não será mais como antes, por isso, siga as orientações da secretaria da saúde, se proteja.

Também não podemos esquecer que dia 1º de maio é o dia do trabalho. O trabalho é a busca da respiração, do conforto e da sobrevivência. O trabalho conforta, alegra e possibilita a conquista das nossas realizações. Que neste Dia do Trabalhado possamos comemorar juntos nossas conquistas atuais e das muitas que ainda virão, parabéns a todos os trabalhadores de todos os setores da sociedade.

Mas neste 1º de maio, os meus parabéns vão principalmente ao trabalhadores da saúde que estão diuturnamente se expondo e fazendo a frente nesta pandemia, e também aos profissionais da educação, que estão se reinventando a cada dia, para encaminhar atividades prazerosas e diversificadas.

É um ressignificar, reinventar e renascer para todos.

DÓRIS SCHNEIDER – vereadora e professora

Postado em 02 maio 2020 06:17 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop