TAPERA – Programação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia

Postado em 10 agosto 2013 09:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75

Programa Religioso

Dia 09/08(6ª feira) – às 19 horas Missa de abertura das Santas Missões nas comunidades de Linha Ogeriza, São Rafael, São Pedro e Lagoa dos Três Cantos.
Dia 10/08(Sábado) – às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 11/08(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.
– às 10 horas Missa na Capela São José(Linha Teutônia), em homenagem aos pais.
Dia 13/08(3ª feira) – às 19 horas Missa na Vila Brasília.
Dia 14/08(4ª feira) – às 09 horas reunião da Área Pastoral na Paróquia de Ernestina.
– às 16 horas Missa da Saúde na Igreja Matriz.
– às 21;30 horas Acolhida do(a)s missionário(a)s e as comunidades que tiveram Missões na semana
Dia 15/08(5ª feira) – Dia de lazer do(a)s missionário(a)s
Dia 16/08(6ª feira) – às 19 horas Missa de abertura das Santas Missões nas comunidades de Barra do Colorado, Linha Teutônia e da Igreja Matriz.
Dia 17/08(Sábado) – às 18 horas Missa na Igreja Matriz.
Dia 18/08(Domingo) – às 08;30 horas Missa na Igreja Matriz.

AVISOS E CONVITES

1) Mês Vocacional – Semana da Família: O Mistério de um Deus, que é Uno e Trino, encontra-se no centro da família cristã, Igreja doméstica, que participa da missão de anunciar aos filhos e familiares essa verdade de fé. A família é fonte de vida e por isso torna-se a primeira responsável pela transmissão do mistério do Deus Salvador aos filhos. Para isso, a dinâmica da vida em família tem que manifestar esta união íntima entre as Pessoas Divinas. Grandes são os desafios que o mundo familiar enfrenta nos nossos dias e com isso o bom relacionamento familiar está distante de ser o ideal. A vivência conforme o primeiro modelo, a Família de Nazaré, é dificultada pelo individualismo, intolerância, aparência social e outros males que atingem a vivência da fé no seio familiar. É necessário restaurar a família através da santificação do amor conjugal e da convivência com os filhos por meio do diálogo, dedicação, convivência fraterna, tolerância, partilha e amor mútuos. A recuperação da vivência da fé e a evangelização passam por essa restauração e faz da família, a instituição primeira para a transmissão da fé. A fé nasce e se apoia em Jesus Cristo ressuscitado e a experiência vibrante d’Ele e seu Evangelho, que nos pede “Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem discípulos…” (Mt 28,19). A família cristã tem essa missão: formar discípulos missionários e com isso sermos, como indivíduos e como família, transformadores da sociedade. Parabéns aos Pais e que Deus lhes abençoe na vossa Missão!

2) A Atividade Missionária da Igreja: Sendo a Igreja missionária por natureza, cabia ao Concilio Ecumênico Vaticano II apresentar orientações sobre o assunto. Isso ele o fez com o decreto Ad Gente!, que se ocupa com a atividade missionária da Igreja, “chamada com mais instância a salvar e renovar toda criatura para que tudo seja restaurado em Cristo, e nele os homens constituam uma só família e um só povo de Deus”. Acrescenta o documento: “(…) por toda parte difunda o reino de Cristo, que domina e contempla os séculos, e prepare os caminhos para a sua chegada”. E ensina: “A Igreja cumpre sua missão quando em ato pleno se faz presente a todos os homens ou povos, a fim de levá-los à fé, à liberdade e à paz de Cristo, pelo exemplo da vida, pela pregação, pelos sacramentos e demais meios da graça”.
Sobre a natureza da missão, sublinha: “É uma só e a mesma, em toda parte e em qualquer situação, apesar de exercida diversamente conforme as circunstâncias”. Justifica essa advertência: “Como Cristo, por sua encarnação, se ligou às condições sociais e culturais dos homens, assim deve a Igreja inserir-se em todas essas sociedades para que a todas possa oferecer o mistério da salvação e da vida trazida por Deus”. Destaca a atuação do leigo ao afirmar: “Para atingir tudo isso, têm máxima influência e merecem especial menção os leigos, isto é, os cristãos que, incorporados a Cristo pelo batismo, vivem no século. Imbuídos do Espírito de Cristo, devem eles animar as coisas temporais, por dentro, como um fermento e organizá-las para que se conformem cada vez mais a Cristo”. Concluímos com este magnífico parágrafo: “A atividade missionária é nada mais nada menos que a manifestação ou epifania do plano divino e o seu cumprimento no mundo e em sua história”.

3) Santas Missões Populares: Tiveram continuidade as Santas missões nesta 6ª feira(dia 09), às 19 horas nas seguintes capelas: Linha Ogeriza, São Rafael, São Pedro(Linha Etelvina) e Lagoa dos Três Cantos. Por outro lado, as comunidades da Matriz, Barra do Colorado e Linha Teutônia(Vila Paz e São João) terão suas missões entre os dias 16 a 21. O encerramento com a celebração final acontecerá no dia 24 de agosto(sábado – às 15 horas), tendo como local o salão paroquial(Tenarião). Todas as famílias estão convidadas para participar. E a todos nós tenhamos boas missões com a graça e a benção de Deus, fazendo a nossa parte e convidando sempre mais pessoas para participarem, já que é um tempo de graça para todo(a)s!

4) Visita dos Símbolos da JMJ: Estaremos recebendo neste domingo(dia 11- às 10 horas da manhã), na igreja matriz, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, ou seja, a Cruz Missionária e o ícone(imagem) de Nossa Senhora, os quais foram abençoados pelo Papa Francisco e que estarão percorrendo em todas as paróquias de nossa Arquidiocese. Os referidos símbolos serão trazidos da paróquia de Victor Graeff. Além da Igreja Matriz, os símbolos visitarão as comunidades que se encontram em missões, e no final de semana estarão sendo entregues na paróquia de Selbach, e assim sucessivamente em toda a Arquidiocese.

(Padre Osório Serrão – Pároco)

Postado em 10 agosto 2013 09:44 por JEAcontece
15.292.411/0001-75
TAPERA TEMPO

Desenvolvido com 💜 por Life is a Loop